Curso de Enfermagem premia melhor proposta de inovação de segurança ao paciente

Na sexta-feira, 06 de outubro, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou o I Prêmio de Inovação em Segurança do Paciente, premiando a melhor proposta inovadora que tinha como meta a redução de riscos e danos associados à assistência à saúde, criando assim um ambiente mais seguro, tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. A iniciativa faz parte da disciplina optativa de Segurança do Paciente do curso de Enfermagem.

Seis equipes apresentaram seus projetos, abordando desde a concepção da ideia até os custos da proposta, bem como os benefícios resultantes do uso do equipamento. No final, após as apresentações, os jurados presentes se reuniram para escolher a ideia vencedora. A equipe de número 5, que apresentou a proposta do colete de equilíbrio postural, foi a vencedora.

Para a avaliação, foram convidados os enfermeiros Saulo Barreto, gerente de Risco da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e João Kildery Teófilo, gerente de Qualidade e Segurança do Hospital Regional Norte, além do coordenador do Curso de Enfermagem do UNINTA, Prof. Me. Francisco Meykel Amâncio Gomes.

Os projetos foram avaliados com base em critérios de originalidade, relevância, viabilidade, criatividade, comunicação e apresentação. A premiação reconheceu as três melhores propostas. A equipe que conquistou o primeiro lugar receberá suporte direto da professora da disciplina para elaborar um artigo científico destinado à publicação em livro ou revista científica.

A Prof. Me. Vanessa Mesquita destacou o trabalho desenvolvido com os acadêmicos ao longo do semestre. “A atividade foi excelente do ponto de vista pedagógico, pois nos proporcionou a oportunidade de interagir e articular ideias desde o começo da disciplina, trabalhando arduamente para criar um material de alta qualidade. Os estudantes se envolveram de forma significativa na proposta, resultando em apresentações criativas e inovadoras”, ressaltou.