POR JANAYLA ARAÚJO – A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Percebe-se que nos dias atuais a psicopedagogia vem ganhando espaço não só entre o público infantil, mas também entre jovens, adultos e idosos, pela necessidade de facilitar o acesso à aprendizagem. Sabemos que no decorrer dos tempos o excesso de informações, tecnologias, uso frequente de telas, correria diária, falta de organização e/ou empatia, entre outros fatores, tem distanciado o indivíduo de desenvolver-se de uma forma cognitiva, afetiva e social.

A psicopedagogia estuda as dificuldades enfrentadas durante a aprendizagem que podem se dar por diversos fatores psicológicos, fonoaudiólogos e psicomotores. Previne problemas e recupera a alta estima, planejando estratégias a fim de saná-las, através de acompanhamentos com caráter preventivo e terapêutico.

Na instituição de ensino o profissional da psicopedagogia orienta o corpo docente, estimulando-o a ter um olhar diferenciado para com o estudante que vem apresentando dificuldade de aprendizagem. Cabe ao psicopedagogo também conduzir a família nesse processo, orientando-a a como lidar com as dificuldades apresentadas, visto que o ambiente familiar também influencia no aprendizado e no desenvolvimento humano.

Diante do que foi comentado sobre a importância da psicopedagogia no processo de aprendizagem, ressalta-se a importância do estudante, família ou professor mediador, encaminhar ao profissional da psicopedagogia diante de alguma das problemática aqui citada, lembrando que toda e qualquer dificuldade encaminhada no início resulta em um avanço na prevenção do mesmo.

Conforme Alicia Fernández, “Nossa principal tarefa na relação com os aprendentes é ajudá-los a recuperar o prazer em aprender”.