Napsi realiza palestra em alusão ao Janeiro Branco

As psicólogas do Núcleo de Atendimento Psicológico (Napsi), Maysa Moreira e Débora Alves, realizaram, no último dia 27 de janeiro, a palestra “Janeiro Branco e Saúde Mental”, no Salão Marte da Uninta Itapipoca.

O evento teve o objetivo de mostrar a importância do autocuidado para a promoção da saúde mental. Inicialmente, as psicólogas explanaram acerca do Janeiro Branco e sua essencialidade, seguindo para um momento mais integrativo com a participação dos ouvintes.

As psicólogas informaram ainda que os atendimentos do Napsi devem ser agendados por meio da Nina, Inteligência Artificial (IA) de atendimento da Uninta Itapipoca.

Entenda o que é o Janeiro Branco

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Em 2023, o tema do movimento é “A vida pede equilíbrio”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Segundo a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Os dados apontam ainda que a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de 1/3 do número total de incapacidade nas Américas.

A depressão é considerada o mal do século XXI e viver de forma plena e equilibrada torna-se difícil diante de uma realidade tão alarmante. Mesmo assim, parte da população acometida dessa doença não possui assistência adequada quanto à saúde mental. Diante dessas circunstancias, surgiu a campanha Janeiro Branco, que visa chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

De acordo com o portal da campanha (janeirobranco.com.br), o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.

Atualmente, diversas instituições e profissionais abraçam esse movimento, que dá maior visibilidade aos problemas de saúde mental. Para alcançar uma qualidade de vida emocionalmente saudável, os conselhos regionais de psicologia e as sociedades psicanalíticas recomendam a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis ​​que ajudem a manter sua saúde mental sob controle.

Deixe um comentário

Fechar
modal