Faculdade Uninta Itapipoca agora é Centro Universitário

A incorporação da Faculdade Uninta Itapipoca ao Centro Universitário Inta (UNINTA) foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (31 de março de 2023). A Portaria Nº 48 aprova a unificação das Instituições de Ensino Superior (IES), na qual a incorporadora assume responsabilidade integral pelos cursos em funcionamento, regularmente autorizados nas instituições unificadas, garantindo a manutenção da qualidade de todos os registros acadêmicos, sem prejuízo para os alunos regularmente matriculados.

Com a mudança, a Faculdade Uninta Itapipoca passa a se chamar Centro Universitário Inta (UNINTA) campus Itapipoca, assumindo, desse modo,  o reconhecimento pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade acadêmica.

A unificação acontece após cinco (05) anos do início das atividades de ensino realizadas pela Faculdade Uninta Itapipoca, que agora abrange os 25 anos de experiência do Centro Universitário Inta (UNINTA).

Para a vice-reitora, Dra. Lara Martins Spindola Rodrigues, “Essa unificação marca o crescimento da IES, possibilitando um ensino de excelência, além de um maior aprimoramento nas áreas de pesquisa e extensão”, afirma. Para o diretor do campus Itapipoca, Prof. Filipe Leão Ferro, “A mudança é um momento histórico para o município de Itapipoca e região, pois marca a evolução da Instituição, permitindo uma ampliação para o desenvolvimento e o saber científico, contribuindo ainda mais com as demandas do mercado e da sociedade, que busca uma educação de qualidade e profissionais capacitados”, explana.

Centro Universitário

De acordo com o MEC, centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, e que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

Missão, Visão e Valores

A missão do Centro Universitário Inta – UNINTA é promover uma educação superior de qualidade formando cidadãos capazes de transformar a realidade social, com base em inovações científicas e tecnológicas de diversas áreas do conhecimento respeitando os princípios éticos, culturais e humanistas, visando o desenvolvimento da sociedade.

O UNINTA tem como visão ser uma Instituição de referência em educação superior, reconhecida pela contribuição ao desenvolvimento social, através da promoção do ensino, pesquisa, extensão e inovação e responsabilidade social. Tem como valores Igualdade, Liberdade, Democracia, Solidariedade, Respeito aos Direitos Humanos, Educação Integral. Proteção ao Meio Ambiente