Acadêmicos de Odontologia Participam de Atividade de Extensão e Realizam Mapeamento de Consultórios Odontológicos de Itapipoca

Acadêmicos do 2º semestre do Curso de Odontologia do UNINTA Itapipoca dedicaram-se, recentemente, a uma atividade de extensão com o objetivo de aprimorar suas habilidades e atitudes profissionais. No âmbito desse projeto, os alunos desenvolveram competências voltadas para o planejamento e implantação de empreendimentos odontológicos na região.

Uma etapa fundamental dessa atividade foi o mapeamento dos consultórios odontológicos particulares em diferentes vias públicas e bairros da sede do município de Itapipoca. O objetivo primordial era identificar estratégias para a escolha das melhores localizações desses consultórios, visando facilitar o acesso aos serviços odontológicos privados.

Durante a execução dessa atividade, os estudantes tiraram fotografias dos consultórios, com o intuito de identificar possíveis problemas de marketing visual nas placas de identificação, limitações físicas nos espaços oferecidos para os serviços de saúde bucal e a proximidade dos estabelecimentos em relação à demanda local.

Os resultados obtidos revelaram que muitos desses empreendimentos não estavam estruturalmente adequados para oferecer serviços de saúde odontológica de qualidade. Observou-se uma falta de planejamento e limitações orçamentárias que impactaram no conforto, na estética predial e no marketing comercial dos consultórios. Muitos dos prédios apresentavam semelhanças estruturais com o comércio local de especiarias, o que indicava a ausência de edifícios verticalizados adequados para os serviços odontológicos.

A análise realizada concentrou-se principalmente na parte externa dos consultórios e na adequação da localização desses empreendimentos na região. O estudo realizado pelos estudantes, destaca a importância de uma infraestrutura adequada para a oferta de serviços de saúde bucal na comunidade local e aponta para a necessidade de investimentos e planejamento nessa área.