Acadêmicos de Engenharia Civil exploram arquitetura histórica em visita à Cidade Encantada

Estudantes do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil do UNINTA, campus Itapipoca, tiveram a oportunidade de explorar a arquitetura histórica em uma visita técnica à Fazenda Thanks, também conhecida como Cidade Encantada, localizada em Umirim, Ceará. O local, inspirado na época tardomedieval e na arquitetura da Ilha da Madeira, de Portugal, oferece uma imersão na história dos templários.

A excursão, realizada no último dia 03 de abril, teve a supervisão do coordenador do curso de Engenharia Civil, Professor Luís Anderson, e do professor Clenilson Sousa. A visita faz parte das atividades de “Introdução à Engenharia” e tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão prática de métodos construtivos, aproveitamento de materiais de construção civil, revitalização de monumentos históricos e apresentar as diversas áreas de atuação da engenharia.

Além das construções medievais, os estudantes puderam apreciar réplicas de uma cidade do Brasil Colonial, que abrange o período de 1740 até a chegada da família imperial portuguesa em 1808. Cada detalhe das edificações, desde fechaduras a lustres, são fiéis reproduções desse período histórico.

Está prevista a participação de mais estudantes na próxima visita, reforçando o sucesso e o interesse dos alunos pela iniciativa. O Professor Luís destacou a relevância da visita para “ampliar o conhecimento prático dos alunos sobre os métodos construtivos e as técnicas de preservação de patrimônio histórico”.