Farmácia UNINTA realiza Cerimônia de Juramento dos novos farmacêuticos

Na última segunda-feira (10), o Curso de Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a cerimônia de juramento dos novos farmacêuticos formados no semestre 2018.1. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado Ceará (CRF-CE), do corpo docente, além de dois egressos do curso, Alefe Albuquerque e Bruno Fernandes, que proferiram palestras sobre suas vivências na área.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Profa. Ma. Olindina Ferreira Melo, parabenizou a todos os estudantes pela conquista e explicou o significado do juramento. “É um momento em que nossos egressos, junto ao conselho da categoria, o CRF, fazem o juramento profissional na perspectiva de assumir responsabilidade técnica como farmacêutico no Estado do Ceará”. Na ocasião, o tesoureiro do conselho, Samuel Nato, apresentou o código de ética e o funcionamento do CRF.

Um dos egressos palestrantes, Alefe Albuquerque, que terminou sua graduação em Farmácia em 2015, quando o UNINTA ainda era faculdade, hoje trabalha na assistência farmacêutica da cidade de Acaraú, em uma farmácia da rede privada, além de ser consultor e professor. Depois da graduação, Alefe fez especialização em Administração Pública e Farmácia Clínica.

“Hoje o recado que eu deixo para os colegas farmacêuticos é que levem essa bagagem adquirida na instituição, coloquem em prática todo o conhecimento repassado pelos professores. A minha experiência, enquanto profissional é de que eu utilizei muito bem a minha vida acadêmica para conseguir aprender e consequentemente contribuir para a saúde da população, principalmente na área pública. É muito emocionante vir aqui no UNINTA, porque é como se eu estivesse entrando numa casa onde morei muito tempo”, comenta Alefe.

Conselho Regional de Farmácia do Ceará

O Conselho Regional de Farmácia é uma autarquia corporativa federal que assume funções fiscalizadoras, judicantes, cartoriais, ações judiciais, normativas, além de qualificação profissional. O CRF tem autonomia administrativa, financeira e poder de polícia administrativa.