Mesa Redonda sobre Pesquisa e Psicologia

O Curso de Psicologia das Faculdades realizou, na última quinta-feira (01), um Roda de Conversa ao ar livre intitulada “Os múltiplos fazeres da Psicologia: a dimensão da pesquisa”, que reuniu estudantes e professores do curso em um conversa descontraída, com o objetivo de dar novos contornos e novas cores à ideia de prática e teoria.

De acordo com a organização, o momento foi pensado com o objetivo de cumprir a importante função de preencher uma lacuna diagnosticada, a conexão entre os distintos campos da atuação e as proposições acadêmicas, sobretudo a dimensão da pesquisa, tentando alargar a já estéril dicotomia teoria versus prática junto aos estudantes. A proposta do evento foi desterritorializar alguns saberes constituídos, tentando desnaturalizar aquilo que a cultura transmite como natural, como uma mera fatalidade, encobrindo seu viés histórico e social.

O momento contou com a participação de Érica Átem Gonçalves de Araújo Costa, professora do Curso de Psicologia da UFC Sobral, além do lirismo da linguagem poética do autor Manoel de Barros, que foi lembrado em toda sua potência, promovendo uma subversão do olhar.

Mesa Redonda sobre Pesquisa e Psicologia