XII Semana do Serviço Social UNINTA contou com minicursos, apresentação de trabalhos científicos e palestras

Na noite do dia 7 de junho foi encerrada a XII Semana do Serviço Social do Centro Universitário INTA (UNINTA). Como última atividade prevista na programação, a assistente social, Dra Mauricéia Ligia Neves da Costa Carneiro, palestrou para os acadêmicos no auditório da instituição. Segundo a Dra Mauricéia Ligia Neves da Costa Carneiro, o evento é de fundamental importância para que se possa pensar o futuro da profissão de assistente social.

“Hoje celebramos nossa profissão e também aproveitamos para refletir sobre o papel do assistente social. A cada dia percebemos a relevância que temos na efetivação e execução de políticas públicas, da garantia dos direitos e dos deveres dos cidadãos. Desta forma é importante o entendimento que cada vez mais o assistente social deve se qualificar”, destacou.

De acordo com o estudante do 7º semestre e membro do comitê organizador do evento, Cristiano Perez Barbosa, a semana foi uma experiência muito proveitosa. “No primeiro dia tivemos a apresentação dos 27 trabalhos acadêmicos inscritos. Além de minicursos, no segundo dia foi realizado um sarau cultural, que contou com apresentações artísticas dos estudantes e professores do curso. Finalizamos a programação com a palestra da Doutora Mauricéia Ligia Neves da Costa Carneiro, que abordou os caminhos da profissão de assistente social”, colocou.

Segundo a coordenadora do curso, Prof. Esp. Nayara Machado Melo Ponte, os objetivos da XII Semana do Serviço Social foram alcançados. A docente ainda destacou o envolvimento dos estudantes, dos professores que ajudaram a compor a programação e agradeceu o apoio recebido do UNINTA, na figura da Pró-Reitora de Carreiras de Ciências Jurídicas, Humanas, Sociais e Tecnológicas (PROHUSA), Profa. Esp. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, que esteve presente na cerimônia de encerramento.

Dentre as atividades da Semana, foi promovido I Encontro Egressos de Sucesso: profissão em debate. O momento contou com a participação de quatro egressos do curso, que atuam em diferentes espaços sócio ocupacionais do serviço social. Entre os convidados estava a assistente social do CREAS de Tianguá Samara Freire; Fábio Damasceno do NASF de Mucambo; Thiena Apolinário da Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral e Robstênia Bezerra da Policlínica de Sobral. Ocasião oportunizou que os discentes do curso pudessem conhecer as atividades desenvolvidas e os desafios enfrentados no mercado de trabalho.