Enfermagem UNINTA promoveu ação em parceria com o HEMOCE

Na última quarta-feira (06), as turmas T50 e T51 do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveram o evento de extensão “Fazer o Bem está no Sangue”, que teve como objetivo captar doadores. Na ocasião, uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) realizou coletas no auditório da instituição.

A ação é resultado da disciplina de Embriologia e Histologia Humana, do 1º semestre, ministrada pelo Prof. Me. Mauro Vinicius Dutra Girão. Os estudantes apresentaram em equipes trabalhos em formato de banners com temas relacionados ao que foi visto em sala de aula.

Para o Prof. Vinicius Girão, conhecer todas as etapas do serviço de hemoterapia é essencial para uma boa atuação profissional. “O enfermeiro, na triagem, desenvolve atividades de acolhimento, acolhendo e informando os usuários sobre questões referentes à doação de sangue. Esta atividade irá preparar os futuros profissionais para o trabalho multidisciplinar em saúde, pois o trabalho em Hemocentros requer uma atenção intensiva de toda a sua equipe.”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse fosse de pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar de três até quatro pessoas, uma vez que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.