V Semana da Gastronomia aborda Biodiversidade e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

O Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou, entre os dias 2 e 3 de setembro, a V Semana da Gastronomia, que teve como tema principal “Biodiversidade e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)”. A programação do evento incluiu palestras, workshops e o tradicional Concurso Talento Gastronômico, que reconhece e premia os talentos da graduação.

Na segunda-feira (2), o evento foi inaugurado no Auditório Professora Eliana Aragão com uma mesa-redonda que reuniu convidados especiais para discutir o tema da edição. Participaram da discussão os chefs Karliano Pereira e Elba Cunha, docentes do curso, e a Chef Nilza Mendonça, professora, pesquisadora e uma referência na Gastronomia Brasileira com foco em PANCs.

Após a mesa-redonda, a Chef Nilza apresentou uma aula-show com um menu inovador e temático, que incluiu risoto de mandacaru, ceviche de babosa e doce de mandacaru. A atividade teve como objetivo demonstrar formas criativas de utilizar o Mandacaru e a Babosa na culinária.

Na terça-feira (3), o evento foi encerrado com a VI edição do Concurso Talento Gastronômico, uma competição que reuniu acadêmicos em um show de talentos e diversidade de sabores. A mesa de jurados foi composta pelo coordenador do curso de Administração do UNINTA, Messias Aguiar; a proprietária da Confeitaria Saudável Artesanal, Maraísa Mesquita; o técnico de laboratório do curso de Gastronomia, João Lopes Neto; a Chef Tia Nilza; e o professor e Chef Elcio Nagano.

O acadêmico Kauã Lira Câmara conquistou o 1º lugar com o prato “tartelete aromática de hibisco, capim limão e bougainville”. Os 2º e 3º lugares foram atribuídos aos acadêmicos José Dávilo e Murilo Alves Tomaz, que apresentaram, respectivamente, os pratos “ravioli recheado de mangará com raspas de limão siciliano e sour cream ao molho de tomates assados” e “risotto de hibisco com cogumelos”.

O Prof. Me. Carlos Artur, docente e gestor do curso, enfatizou a relevância do tema escolhido para a edição deste ano, destacando a sua pertinência para estimular a criatividade dos alunos. “O evento foi de grande importância, pois destaca a biodiversidade brasileira e a utilização de vegetais que não são comumente usados na gastronomia tradicional. Ele abre um leque de opções para os alunos e desenvolve a criatividade de uma forma que não seria possível sem essa abordagem.” afirmou.