UNINTA recebe Selo Ouro de Acessibilidade em evento da Prefeitura de Sobral

Na noite da quinta-feira, 21 de setembro, o Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu o Selo Ouro de Acessibilidade, concedido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS). O evento da premiação aconteceu no auditório da prefeitura do município, e reuniu diversas autoridades.

A avaliação foi realizada por uma comissão do CMDPDS, após visita ao UNINTA e à sede do Projeto Laços de Família, projeto também contemplado na premiação. A iniciativa tem como objetivo reconhecer as instituições, serviços ou empresas quanto à inclusão e promoção da acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para receber o prêmio, representando o UNINTA, estiveram presentes o Prof. Dr. João Batista Cajazeiras, do comitê de acessibilidade da instituição; a Profa. Dra. Cláudia Costa, coordenadora do Laços de Família, acompanhada do defensor público e supervisor do projeto, Dr. Fábio Carneiro e a coordenadora da Gestão de Talentos, Rivalina Fernandes.

“Ficamos muito satisfeitos com esse selo, isso nos fortalece e nos mostra que estamos no caminho certo. Ainda temos muito o que fazer, como a questão da acessibilidade atitudinal, ou seja, de atitudes, por isso estamos preparando nossos colaboradores para serem acessíveis a pessoas com deficiência, porque não basta só a estrutura física acessível, precisamos de pessoas acessíveis. Vamos continuar com esse trabalho para que tanto nossos alunos quanto nossos colaboradores possam viver em um ambiente acessível”, disse o Prof. João Batista.

O UNINTA atua constantemente para a melhoria da acessibilidade em sua infraestrutura, além de possuir 78 colaboradores PCDs. Em 2021, recebeu o Troféu “Empresa Completa, Empresa que Inclui” (11º Edição), no qual se destacou como a que mais contratou Pessoas com Deficiência (PCD) em 2020, na Região Norte do Estado do Ceará.

Atualmente, o UNINTA desenvolve um comitê interno de acessibilidade, coordenado pelo Prof. Dr. João Batista Cajazeiras, com a participação da Profa. Dra. Sílvia de Sousa Azevedo, assessora pedagógica da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) e do Prof. Me. Marcelo Franco, que coordena o Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante (NAPSI).

Além do Centro Universitário Inta, a Faculdade 5 de Julho, instituição da mesma mantenedora, a AIAMIS, também foi premiada com o selo. Na ocasião, a F5 foi representada pela vice-diretora Profa. Esp. Nayara Machado, além de coordenadores de curso e docentes.