UNINTA promove Mostra de Monitoria e Iniciação Científica PIBID 2023.2 com a apresentação de 134 trabalhos

Na última terça-feira, dia 28, o Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu mais uma edição da Mostra de Monitoria e Iniciação Científica PIBID. O evento, realizado no Hall do Bloco D, contemplou 134 apresentações de trabalhos, divididas entre os períodos da manhã e da noite. A iniciativa, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) e as professoras Me. Andreia Pagani e Me. Andreia Cunha, bem como os professores gestores de monitoria dos cursos de graduação, destaca-se como uma vitrine para os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos.

A Mostra de Monitoria apresenta trabalhos realizados através da iniciação à docência, que é promovida pelas graduações com o objetivo de desenvolver a prática de ensino nos acadêmicos.

“A monitoria proporciona uma excelente oportunidade para o aluno desenvolver habilidades como comunicação, organização e liderança. O evento não só contribui para a construção de uma cultura acadêmica na instituição, mas também representa um espaço de diálogo entre os pares, favorecendo a produção de conhecimento multiprofissional. Além disso, a mostra integra de forma articulada a experiência da iniciação à docência”, ressaltou a Gestora de Monitoria do Curso de Direito, Profa. Me. Rejane Milfont.

O evento também abrigou a Mostra de Iniciação Científica PIBID, um programa interinstitucional de iniciação à docência promovido pela CAPES, em colaboração com o UNINTA e o município de Sobral. Este programa é implementado em seis escolas de ensino fundamental e concede 58 bolsas para estudantes e docentes de duas licenciaturas: Educação Física e Pedagogia.

A Profa. Me. Andreia Pagani, uma das organizadoras do evento, compartilhou um dos objetivos da mostra do PIBID. “Este é um momento crucial para a socialização e sistematização das experiências desenvolvidas no programa. Estudantes e professores têm a oportunidade de apresentar intervenções bem-sucedidas e reflexões sobre a docência em contextos específicos. A próxima etapa desse processo será a sistematização dos melhores relatos em artigos, que comporão o ebook do Pibid”, explicou.