UNINTA promove III edição da Formação Continuada para Docentes

O Centro Universitário Inta (UNINTA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e a Clínica de Psicopedagogia da instituição, promoveu, na última terça-feira (23/01), a III edição da Formação Continuada para Docentes, desta vez com o tema “Promovendo a Inclusão”. O momento, realizado no Auditório Professora Eliana Aragão, tem como objetivo atualizar e capacitar os docentes da instituição.

A formação abordou fundamentos da educação inclusiva, bem como as estratégias e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas. As palestras foram ministradas pelos professores Me. Alana Mesquita e Me. João Henrique Vasconcelos, e pela neuropsicóloga Kizzy Rafaella Lopes, com as temáticas “Capacitismo – o que é e como combatê-lo”, “A inclusão não é sobre mudar as pessoas,  mas sobre mudar o mundo a começar pela educação” e “O papel do professor no processo de inclusão”, respectivamente.

Ainda no mesmo dia, no período da tarde, a Profa. Me. Léa Barbosa conduziu a mesa redonda com relatos de experiências contados por um docente, um colaborador e um egresso, todos PCD’s. Os relatos, advindos de pessoas com local de fala a partir da temática abordada, permitiram sensibilizar os docentes convidados e, a partir disso, construir um novo olhar para os estudantes com necessidades especiais.

Finalizando a formação, a Profa. Me. Débora Braga abordou o tema “Desmistificando o capacitismo na sala de aula”, incluindo em sua palestra atividades interativas e lúdicas, enriquecendo ainda mais a formação proposta.