Inaugurando o novo anfiteatro do Centro Universitário Inta (UNINTA), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Gestão de Inovação Pedagógica, realizou, na noite de quinta-feira (10), o I Fórum “A Importância da Equipe Multiprofissional no Contexto da Saúde Mental”.
O momento foi um encontro com a diversidade de saberes específicos de cada área temática dos professores, fazendo relação da proposta de ensino do curso com a demanda da realidade educacional, focados nas vertentes fundamentais da saúde mental e física do aluno.
De acordo com a Gestora de Inovação Pedagógica, Profa. Ma. Francirene Tomaz, “os professores, representando os cursos, fizeram relatos de algumas experiências vividas com os alunos, onde foram identificados alguns problemas de saúde mental mais frequentes como a ansiedade, mal-estar psicológico ou stress e depressão causando desistência, evasão e faltas. Foram relatadas algumas práticas docentes que envolvem o bom relacionamento entre professor e aluno através de tempo disponível para ouvir, falar, sentir, perceber e fazer algo que ajude na recuperação da saúde mental, podendo repercutir no resgate da aprendizagem”, colocou.
Durante o evento houveram discussões sobre a qualidade de ensino e aprendizagem cognitiva, psicomotora e emocional dos alunos com perspectiva de um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir os objetivos propostos no plano de ensino.
Ainda segundo a Prof. Ma. Francirene Tomaz, “nas falas dos alunos, considera-se a importância de alguns hábitos que fazem parte da rotina da convivência social para manter uma mente saudável no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo atividades que estimulem a participação e frequência nas aulas”, finalizou.
A Mesa-Redonda foi composta pelos professores Jânder Magalhães Tôrres (enfermagem), Marcus Vinícius Oliveira Barros de Alencar (Biomedicina), Chrisleny Aguiar Nobre (Farmácia), Ana Kamila Teófilo Gomes Bezerra (Fisioterapia/FAL), Isabela Cedro Farias (Psicologia) e Márcia Cristiane Mendes (Pedagogia EaD e Presencial).