Nesta segunda-feira (27/01), o Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) e apoio da Clínica de Psicopedagogia, a tradicional capacitação docente com os professores da instituição. Nesta edição, o encontro teve por objetivo refletir e dialogar sobre os aspectos jurídico e institucional do capacitismo, tipologias e alternativas pedagógicas. A capacitação, que acontece semestralmente, foi realizada no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues.
Antes do início da programação oficial do evento, o capelão do UNINTA, Pr. Carpegiane dos Santos Neves, proferiu uma fala de fé e reflexão, seguida de uma oração com os participantes presentes. Na sequência, o Prof. Pós-Doutor Rômulo Carlos de Aguiar, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, agradeceu pela organização do evento e aos convidados presentes, e, ainda, ressaltou a importância do momento com os professores.
A palestra do encontro contou com a participação do Prof. Me. Marcos Alberto de Oliveira, e a mesa-redonda, mediada pela Profa. Denise Diniz, abordou a temática das Metodologias Ativas Inclusivas no Ensino Superior. À tarde, foram ofertadas aos docentes da IES três oficinas, sendo uma facilitada pelo Prof. Alexandre Carvalho e duas pela Clínica de Psicopedagogia, abordando, respectivamente, os temas “Uso de Ferramentas para Metodologias Ativas Inclusivas”, “Estudo de Caso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”.
A capacitação foi um momento enriquecedor para os professores. O UNINTA entende que a sala de aula deve ser um ambiente acolhedor, onde todos se sintam valorizados e suas vozes sejam ouvidas. Para alcançar esse objetivo, as metodologias ativas se destacam, pois colocam o estudante no centro das atividades, oferecendo ferramentas eficazes para promover uma aprendizagem mais engajada e inclusiva.