UNINTA recebe visita da Capes para aprovação do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento no Semiárido

O Centro Universitário Inta (UNINTA) se prepara para ofertar seu novo Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento no Semiárido, em parceria com as demais instituições mantidas da AIAMIS. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), visitará a instituição nesta quarta-feira (09). Durante a visita, o órgão realizará o processo de diligência para dar prosseguimento à implementação do curso.

O mestrado possui uma área de concentração que se dedica ao estudo das relações entre o campo jurídico e os processos de desenvolvimento político, econômico e socioambiental. O programa será aberto a estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento relacionadas às linhas de pesquisa, como Direito, Ciências Sociais, Economia, Geografia, entre outros.

As aulas serão ministradas de forma quinzenal, aos sábados à noite e aos domingos, nos períodos da manhã e tarde. A modalidade será presencial e síncrona e o curso terá duração de 18 a 24 meses, com 420 horas/aula ao total. Os estudantes deverão cumprir 16 créditos de disciplinas, sendo oito obrigatórios, quatro específicos por linha de pesquisa e quatro eletivos. Além disso, terão 10 créditos de dissertação e dois créditos de atividades obrigatórias.

De acordo com o Coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, o curso irá colaborar com a formação e desenvolvimento de profissionais da área. “A proposta de implantação do Curso de Mestrado em Direito e Desenvolvimento no Semiárido, do UNINTA e Associados, buscará desenvolver competências e habilidades de profissionais do Direito, áreas afins e demais interessados, na construção de conhecimentos e de práticas profissionais inovadoras, para sua atuação nos mais diversos campos da sociedade – político, jurídico, sociocultural, ambiental e econômico, a partir de uma visão ampliada de desenvolvimento socioambiental e humano. Enfim, por meio do estudo translacional de teorias e práticas jurídicas, o Curso, ao mesmo tempo em que pretende contribuir para o progresso da Ciência do Direito, irá revalorizar o papel do Direito no enfrentamento de grandes e urgentes questões de interesse social, nas mais diversas áreas, com ênfase no desenvolvimento do semiárido”, disse.

O UNINTA é referência na área do Direito em toda a região. Com uma infraestrutura robusta e um corpo docente altamente qualificado, a instituição conta com laboratórios e estruturas voltadas para pesquisa, como o Programa Laços de Família, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Núcleo de Relações Internacionais. Além disso, dispõe de bibliotecas com um rico acervo e do Núcleo de Idiomas, que oferece um suporte adicional, potencializando a formação acadêmica e profissional dos estudantes.