Imagem: reprodução do curso de Odontologia do UNINTA Itapipoca.

UNINTA Itapipoca Realiza Ação de Conscientização sobre Câncer de Boca

A ação “Prevenção e Conscientização do Câncer de Boca” foi promovida pelos estudantes do 3º semestre do curso de Odontologia do UNINTA Itapipoca. A atividade ocorreu no último dia 18 de junho com o objetivo de disseminar informações sobre o perigo do câncer de boca. A iniciativa envolveu a distribuição de banners e folders ilustrativos, além de atividades lúdicas, visando sensibilizar os taxistas da Praça do Cafita, localizada no Centro de Itapipoca.

A ação, inserida no módulo de “Processos Patológicos II”, ministrado pelo professor Guilherme Costa, evidenciou que o câncer de boca possui fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, além da importância da detecção precoce para um tratamento eficaz. Por meio de diálogos esclarecedores e materiais informativos, os estudantes buscaram alertar os taxistas. A escolha do público-alvo se deu pela rotina de exposição a fatores de risco e pela possibilidade de serem multiplicadores da informação.

A atividade não só proporcionou conhecimento aos participantes como também promoveu a integração entre os estudantes e a comunidade. Ações como essa são fundamentais para a formação acadêmica dos futuros dentistas, ao mesmo tempo em que prestam um serviço de saúde essencial à sociedade.