UNINTA ITAPIPOCA – Curso de Medicina investe na excelência profissional por meio da internacionalização, gestão e formação por competência

Discussões de casos clínicos em inglês, bolsas de pesquisa básica e clínica e módulos de Gestão em Saúde e de Medicina de Emergência a partir do primeiro semestre estão entre os diferenciais do curso de Medicina do UNINTA – Campus Itapipoca.

Às margens da CE-354, entre o município de Itapipoca e as praias de Amontada, uma grande instalação chama a atenção de quem passa. A cerca de 130km de Fortaleza, os seis blocos que abrigam a Faculdade Uninta Itapipoca e o curso de Medicina do campus fora da sede do Centro Universitário Inta (UNINTA) se destacam na paisagem por sua grandiosidade e imponência.

Prestes a iniciar seu terceiro semestre de funcionamento, o curso de Medicina do campus UNINTA – Itapipoca é superlativo, também, na proposta pedagógica e em seus diferenciais. Com abordagem educacional focada na formação Médica com preocupação humanística, o curso propõe capacitar Médicos com habilidades de gestão e vivências profissionais que os habilitem ao exercício da Medicina nos maiores centros de excelência Médica no mundo, sempre renovando seus conteúdos de forma a trazer conhecimento atualizado e que gere diferenciação profissional.

Como exemplo da atenção às demandas do mercado, a identificação de uma necessidade imposta pela pandemia inspirou o curso a inserir em sua grade curricular módulo de Medicina de Emergência. É o que explica o Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, Médico e coordenador do curso: “A pandemia evidenciou a fragilidade atual na formação de Médicos para o enfrentamento de situações de alta complexidade e gravidade. Por este motivo, nosso curso incluiu módulos de urgência e emergência do primeiro ao décimo segundo semestre da graduação, utilizando laboratórios próprios e ultra-avançados que permitem a simulação de situações clínicas, em atividades eminentemente práticas.”

Para os módulos de Medicina de Urgência, além de seus próprios espaços de práticas, a graduação mantém parceria com a NC Saúde, empresa referência no treinamento de profissionais que atuam nas áreas de urgência e emergência, possibilitando ao acadêmico a utilização dos seus espaços, equipamentos e simuladores, em sua sede em Fortaleza.

As parcerias também são um ponto forte na região de influência do município de Itapipoca, com exclusividade no acesso a hospitais e rede local de atenção básica em saúde. Os acadêmicos contam com práticas nos campos de estágio, simulando situações e vivências da profissão, já a partir do primeiro semestre. Ao todo são mais de 300 leitos e as mais variadas especialidades profissionais com atendimentos acompanhados de perto pelos acadêmicos.

“Este contato desde cedo dos estudantes com as práticas aproxima-os de profissionais com especialidades e vivências distintas, nos mais variados ambientes hospitalares, favorecendo o contato com experiências que possam compor um amplo repertório para sua atuação”, afirma o Dr. Derwal Junior.

Mas não são apenas nos espaços hospitalares que os estudantes travam intercâmbio com Médicos especialistas. Contando com quatro Residências Médicas já aprovadas pelo Conselho Nacional de Residência Médica, o curso recebe Médicos que buscam especializar-se em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Emergência e Medicina de Família e Comunidade, com 14 vagas disponíveis para ocupação por seleção pública já em 2022.

A pesquisa, outro ponto forte do curso, também aproxima bolsistas de Pesquisa Básica e Pesquisa Clínica, a partir do primeiro período, de professores pós-doutores que são referências em publicações nas suas áreas. As iniciativas e linhas de pesquisa buscam fomentar um mestrado em Medicina, consolidando o campus como um centro de ensino médico de excelência e relevância nacional.

Ao mesmo tempo em que a graduação investe em ser uma referência na educação em Medicina, o curso também busca viabilizar aos seus estudantes acesso a oportunidades internacionais. Com sinalização bilíngue no campus, inglês institucional e sessões     clínicas em inglês, com discussões de casos clínicos neste idioma, os acadêmicos exercitam, durante todo o curso, a fluência na língua, habilitando-os a estágios em centros Médicos de excelência. Além deste idioma, o núcleo de internacionalização também oportunizará o exercício da língua francesa e italiana.

Tendo recebido do MEC nota máxima em seu projeto pedagógico, o Curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA, Campus Itapipoca segue seu propósito de se consolidar entre os principais Cursos de Medicina do Brasil, repetindo o feito do Curso Medicina de Sobral, da mesma instituição, reconhecido em 2018 com nota máxima sem arredondamentos.

Com inscrições abertas até 15 de fevereiro, o Processo Seletivo do curso de Medicina do Campus Itapipoca apresenta seleção online por meio da nota do ENEM, em www.uninta.edu.br/medicina

Fechar
modal