Setembro Amarelo: Promovendo a Vida

No dia 10 deste mês, celebramos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data que nos chama à reflexão e à ação em prol da vida. Entretanto, é fundamental lembrar que essa iniciativa não deve se restringir a apenas um dia, mas sim estender-se ao longo de todo o ano. Estamos vivendo o período do “Setembro Amarelo”, campanha que neste ano de 2023, nos recorda de um lema simples, porém poderoso: “Se precisar, peça ajuda!”.

Os números que cercam o suicídio são alarmantes e demandam nossa atenção constante. De acordo com a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizada em 2019, mais de 700 mil pessoas tiraram suas próprias vidas em todo o mundo, e essa cifra não inclui os casos subnotificados, elevando a estimativa para mais de 1 milhão de vidas perdidas. No Brasil, a realidade é igualmente angustiante, com aproximadamente 14 mil casos de suicídio registrados anualmente, o que equivale a uma média de 38 pessoas que enfrentam essa dor todos os dias.

Embora seja encorajador notar que a taxa global de suicídios esteja diminuindo, é alarmante observar que os países das Américas estão desafiando essa tendência, apresentando índices crescentes, conforme a OMS alerta. Um fato que não podemos ignorar é que praticamente todos os casos de suicídio estão intrinsecamente relacionados a doenças mentais, muitas vezes não diagnosticadas ou tratadas de maneira inadequada. Isso nos leva a uma conclusão dolorosa: a maioria dessas tragédias poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso a tratamento psiquiátrico/psicológico adequado e informações confiáveis sobre saúde mental.

O UNINTA Campus Itapipoca conta com o Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante (Napsi), com atendimento especializado para toda a comunidade acadêmica. Para fazer agendamentos, basta entrar em contato com a atendente virtual, Nina, pelo WhatsApp (88) 2137-0279.

A prevenção do suicídio não é responsabilidade exclusiva de profissionais da saúde mental, mas de toda a sociedade. Devemos ser solidários, empáticos e disponíveis para ouvir aqueles que estão sofrendo. Devemos incentivar a busca por ajuda profissional e garantir que recursos adequados estejam ao alcance de todos que necessitem. Por isso, é necessário que todos ecoem esse lema “Se precisar, peça ajuda!” A vida é um bem inestimável, e cada um de nós tem um papel fundamental em protegê-la.

Com esperança e compromisso,

Maysa Moreira