Professores do Mestrado em Direito do UNINTA destacam a importância da Pós-graduação na OAB Sobral

Na última quarta-feira (05/02), representantes do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento no Semiárido do UNINTA estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseccional Sobral. A visita, realizada pelo Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, coordenador do mestrado, e pelo Prof. Dr. Samuel Levy, docente do curso, teve por objetivo apresentar o curso e discutir a relevância da pós-graduação na área jurídica. O evento serviu, ainda, para divulgar o processo seletivo para a turma 2025.1 do Mestrado, que segue com inscrições abertas até o dia 7 de março. Estão sendo oferecidas 15 vagas para a turma.

A apresentação, focada na formação acadêmica e profissional no campo do Direito, contou com a presença do presidente da OAB – Sobral, Dr. Rafael Ponte, e de diversos advogados e advogadas da região. Durante o encontro, os docentes destacaram os benefícios da pós-graduação para a qualificação dos profissionais da área jurídica e a importância da formação avançada no desenvolvimento da carreira.

O Mestrado em Direito do UNINTA oferece uma sólida base de conhecimento e prepara os alunos para os desafios do mercado jurídico, com um currículo alinhado às demandas atuais do setor. O programa possui uma área de concentração única: Direito e Desenvolvimento no Semiárido Brasileiro. O curso estuda as relações entre o campo jurídico e os processos de desenvolvimento político, econômico e socioambiental, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no semiárido, em conformidade com a Agenda 2030 da ONU.

Em sua fala, o professor Marcus Pinto Aguiar ressaltou a importância da formação crítica sobre a realidade regional, destacando o diferencial do Mestrado. “Nosso curso forma profissionais habilitados a refletir sobre a questão do semiárido e desenvolver práticas jurídicas com impacto social. A metodologia empírica do curso busca, ainda, a transformação social, com foco na elaboração de políticas sociais e práticas de solução de conflitoas”, ressaltou.

Os interessados no Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento no Semiárido podem se inscrever até o dia 7 de março. O programa é destinado a graduados em Direito ou áreas afins, como Ciências Sociais e Humanas.

Deixe um comentário