Primeira aula prática do Laboratório de Relato Profissional é realizada pelo curso de Psicologia

No último dia 17 de outubro, foi realizada a prática do Laboratório de Relato Profissional do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Uninta Itapipoca. A ocasião foi direcionada aos alunos do 4º semestre e contou com a presença e participação do coordenador do curso, prof. Dr. Cecílio Argolo, do Prof. Esp. Marcossuel Acioles e da Profa. Ma. Ulyane Vieira Gomes, convidada para a atividade de relato.

A prática funciona a partir da descrição das experiências vividas no âmbito profissional de uma determinada área de atuação. A atividade visa contribuir para a área de atuação profissional dos futuros psicólogos. Para o coordenador do curso, “ter profissionais apresentando relatos sobre suas atuações é um convite ao discente, estagiário(a) em Psicologia, para reflexões críticas e reconhecimento do importante papel social da profissão”, afirma.

Sob a gerência do professor Marcossuel Acioles, os alunos puderam ouvir o relato da Profa. Ulyane Gomes, que desmistificou suas experiências e dessa forma, estabeleceu um canal de integração com os alunos, satisfazendo as suas curiosidades acerca do tema abordado.

De acordo com o Prof. Marcossuel, essa prática é extremamente relevante para o curso de Psicologia “tendo em vista que se configura como espaço de construção de conhecimento e articulação de saberes e fazeres para uma Psicologia comprometida ética, política e cientificamente. Ter profissionais apresentando relatos sobre suas atuações é um convite ao discente/estagiário(a) em Psicologia para reflexões críticas e reconhecimento do importante papel social da profissão”, explana.

Para o Prof. Dr. Cecílio Argolo, o laboratório foi “um momento apoteótico para o curso de Psicologia, pois essas práticas exitosas costumam ser fomentadas pelo Ministério da Educação (MEC), percebida enquanto prática inovadora para a gestão da relação entre a Instituição de Ensino e o processo de ensino/aprendizagem. Por isso, a coordenação tenta atualizar algumas práticas relacionadas com as metodologias ativas”, conclui.