Acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pela Prof. Me. Francisca Francirene, desenvolveram o projeto “Reforço na Aprendizagem” com os estudantes do ensino fundamental I da escola Padre Osvaldo durante os meses outubro e novembro no espaço da brinquedoteca do Núcleo de Atendimento e Práticas Integradas (NAPI). Foram atendidas crianças do 3º e 4º ano, com reforço em Língua Portuguesa e Matemática.
Segundo a coordenadora, Francirene, “o curso de Pedagogia do UNINTA assumiu o compromisso de ensinar com foco na formação do aluno leitor com capacidade de desenvolver a habilidade do raciocínio lógico. As cursistas assinaram um Termo de Compromisso para cumprir de forma frequente, assídua e participativa esta missão de ensinar aprendendo” colocou a coordenadora.
Na disciplina de Matemática as crianças tiveram avanços na aprendizagem, no que diz respeito à identificação da forma de objetos, estimativa de medida de grandeza com resolução de problemas significativos, identificação de figuras geométricas e reconhecimento da numeração decimal. Foram reforçados os ensinos dos cálculos através dos resultados de uma adição, subtração, divisão e multiplicação de números naturais.
Em Língua Portuguesa foram estudadas as formas de produção textual através da redação de convite, história com diálogo, história de fictícia ou não, elaboração e leitura de poemas, cordel, conto e poesia como também a elaboração de um texto descritivo apresentando as características dos personagens. As atividades desenvolvidas foram voltadas para leitura e produção textual diariamente utilizando a imaginação para criar e inventar histórias na intenção de formar o aluno leitor e escritor.