Novos bolsistas do CNPq comemoram assinatura dos contratos

Na última sexta-feira, 15 de setembro, os 6 acadêmicos que tiveram seus projetos aprovados no edital de Iniciação Científica do Centro Universitário Inta (UNINTA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estiveram reunidos para a assinatura dos contratos de bolsa.

Na ocasião, os alunos estiveram acompanhados dos professores-pesquisadores, que serão responsáveis por estimular os discentes e acompanhá-los nos projetos escolhidos, a fim de despertar o interesse na pesquisa científica. O contrato tem duração de 12 meses e os alunos receberão mensalmente uma bolsa no valor de R$700,00 reais.

O Prof. Dr. Victor Carneiro é um dos docentes na iniciativa. “Essa possibilidade faz com que o aluno tenha outras vivências além da sala de aula. Ele, associado ao projeto, vai desenvolver atividades laboratoriais ou de campo e vai adquirir conhecimentos técnicos sobre determinada temática. A gente tem essa pretensão de fomentar a pesquisa na nossa instituição e nosso mestrado em Biotecnologia também vai abrir mais possibilidades”, comentou.

Gabriel Nóbrega, acadêmico de Nutrição, foi um dos selecionados. Ainda, no 4º semestre, ele espera que a oportunidade agregue mais conhecimento a sua formação. Desde o 2º período, ele se interessou pela pesquisa através de uma participação voluntária em laboratório. “Pretendo com essa bolsa alcançar mais conhecimento teórico e técnico, quanto ter um fruto da minha vida acadêmica, para possa abranger não só a graduação, mas também mestrado e doutorado.”

As iniciativas de bolsas para iniciação científica no UNINTA estão sob a condução da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), que tem como pró-reitora a Profa. Dra. Chrislene Carvalho.