Pesquisar
Close this search box.

NAPI UNINTA passa a utilizar de forma experimental, ferramenta do Rehabilite Game com pacientes

O setor de Fisioterapia do Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA), decidiu inovar mais uma vez, sendo o primeiro Centro de Assistência à Saúde a fazer uso de forma experimental do ‘Rehabilite Game’ com pacientes em atendimento.

A ferramenta é baseada em gestos que promovem a reabilitação de forma interativa, lúdica e social, trazendo independência e autonomia para pacientes e profissionais da reabilitação motora.

Fruto da tese de doutorado do prof. Rodrigo Baluz, da UESPI Parnaíba, desenvolvido no NeuroInnovation Technological & Brain Mapping Laboratory durante o programa de Doutorado em Biotecnologia do Renorbio/UFPI, com orientação dos professores Dr. Silmar Teixeira e Dr. Ariel Soares, com a colaboração de diversos profissionais da Fisioterapia e Computação.

O jogo foi desenvolvido a partir do uso de modelos de visão computacional e aprendizado de máquina integrados a tecnologias com inserção social, como câmeras embutidas em smartphones, notebooks ou integradas em TVs. Dessa forma, a ferramenta contribui para tornar a gameterapia uma técnica presente e viável em clínicas de reabilitação e ambientes domiciliares, uma vez que sua inserção não depende de custos associados com a tecnologia ou adaptações de infraestrutura no ambiente físico.

Ao usar componentes lúdicos e interativos, os jogos vão além do simples entretenimento, eles aumentam a experiência do usuário em contextos específicos como bem-estar, educação e saúde.

A ação foi desenvolvida pelas professoras do curso de Fisioterapia do UNINTA, Rayele Moreira, Patrícia Azevedo, com o apoio das fisioterapeutas do serviço, Daniele Moreira, Karla Aragão, Sandy Teles e Cesarina Gomes.

Sobre o NAPI
Criado pelo chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o NAPI é um espaço multiprofissional que, através da interdisciplinaridade, busca desenvolver competências, habilidades e práticas acadêmicas, com foco na aproximação com a comunidade e na premissa da responsabilidade social.

O local conta com estagiários dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina, Psicologia e Serviço Social.

A coordenação do núcleo disponibiliza os canais de comunicação por telefone através dos números 36133-1169, (88) 9 97953553 ou (88) 9 99834 2000. Além do endereço eletrônico napi@uninta.edu.br.

Fechar
modal