Museu Dom José foi palco de aula de campo dos estudantes de Psicologia do UNINTA

Buscando uma nova experiência acadêmica para os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA), a professora Dra. Michelle Ferreira Maia, que ministra a disciplina Diversidade Cultural Brasileira, utilizou o Museu Dom José, em Sobral, para uma aula de campo.

De acordo com a Dra Michelle, a escolha do Museu Dom José seguiu o critério de apresentar aos acadêmicos do Curso de Psicologia o universo material da cultura das diferentes classes sociais e econômicas da sociedade sobralense e, de outros interiores do Ceará presentes nas peças e salas do museu. “Muitos dos estudantes desconhecem como o museu, o espaço físico e as suas representações simbólicas, nos oferecem um passeio histórico sobre as sociedades passadas”, destacou.

Ainda segundo a professora “a Diversidade Cultural se impõe na distribuição das peças e salas do Museu. É possível observar a Arte Sacra nas imagens dos santos, o poder da Diocese de Sobral representada pela figura de Dom José Tupinambá da Frota. São notadas também as peças que remetem aos escravos, aos castigos e trabalho, a prataria e cristais de mesa apresentam o luxo cotidiano das classes mais abastadas. Estão presentes também os vestígios da cultura indígena, ferramentas, indumentárias, imagens. Por fim, acreditamos que a aula no museu incita nos alunos a percepção que somos construtores de Cultura, e estes elementos culturais podem ser observados nas vestimentas, nos objetos domésticos, na mobília e em tudo que utilizamos no cotidiano”.