Pesquisar
Close this search box.
I Mostra Cultural da Pedagogia abordou o tema “Identidades Brasileiras”
I Mostra Cultural da Pedagogia abordou o tema “Identidades Brasileiras”

I Mostra Cultural da Pedagogia abordou o tema “Identidades Brasileiras”

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pela Profa. Francisca Francirene, realizou a sua “I Mostra Cultural” na última segunda-feira (30), com o tema “Identidades Brasileiras: raízes, cultura e gênero”. A mostra foi resultado dos trabalhos dos alunos do 4°semestre, referente às disciplinas de Educação e Diversidade Étnico Cultural e Pedagogia da Diversidade, ministrada pelos professores, Harley Gomes e Nice Bonnet. O evento aconteceu no espaço ao lado da livraria Nobel, no pátio do prédio sede II do UNINTA.

A mostra abordou a valorização e compreensão da beleza e diversidade cultural do nosso país, com foco na cultura afro-brasileira, indígena e gênero. Esta atividade se constitui como prática pedagógica importante para a disseminação e reflexão da cultura afro-brasileira, africana, indígena e, sobretudo, as questões de gênero.

Durante a feira, a comunidade acadêmica e os visitantes tiveram a oportunidade de resgatar e compreender através das apresentações culturais e mesas temáticas as raízes, os costumes, as crenças e os valores que caracterizam a cultura e a identidade do povo brasileiro.

O Prof. Harley Gomes acentuou a importância da discussão do tema nas universidades. “A valorização da cultura afro-brasileira e indígena tem sido enfocada nos dias de hoje, como por exemplo, a lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e lei 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Entretanto, não raro, ela encontra-se distante do ambiente escolar, pois é negligenciada pelos professores, ou, ignorada e tal comportamento passou a ser um dos obstáculos pedagógicos, interferindo no ensino-aprendizagem” explicou.

Ainda segundo o professor, muitos profissionais pedagogos ainda não estabelecem o devido contato com a cultura brasileira. “Ademais, muitos profissionais desconhecem ou tem receio de trabalhar estes conteúdos, por não estarem preparados para entrar no âmbito das discussões políticas, de preconceito social, racial e religioso, bem como, serem também fruto de um processo pedagógico que também os alijou desses conhecimentos”, finalizou o Prof. Harley Gomes.

[mk_gallery images=”30170,30171,30172,30173,30174,30175,30176,30177,30178,30179,30180,30181,30182,30183,30184,30185,30186,30187,30188,30189,30190,30191,30192,30193,30194,30196,30197,30198,30199,30200,30201,30202,30203,30204,30205,30206,30207,30208,30209,30210″ column=”5″ height=”300″ item_spacing=”3″ margin_bottom=”10″]