Sobre o Mestrado em Biotecnologia

Descrição

Estudos dos efeitos de substâncias naturais e bioativos e suas aplicações na saúde humana e animal. Essa área envolve, desde a extração de princípios ativos e identificação de sua natureza química, até a realização de estudos experimentais que visem a posterior utilização desses compostos na terapêutica humana e animal. A área abrange os projetos que propiciam a integração de diferentes áreas de conhecimento como Química, Bioquímica, Biologia Molecular, Microbiologia, Farmacologia e Toxicologia de substâncias naturais, com enfoque nas plantas medicinais utilizadas no Estado do Ceará.

Resumo

  • Nome: Biotecnologia
  • Código: 22021019001P2
  • Coordenador(a): MAGALY SALES MONTEIRO
  • Área Básica: BIOTECNOLOGIA (90400003)
  • Área de Avaliação: BIOTECNOLOGIA
  • Modalidade: ACADÊMICO
  • Nota do curso de Mestrado: 3

Contato

  • Coordenação: Profa. Dra. Magaly Sales Monteiro
  • Fone: (88) 3112-3500 – Ramal: 3647 ou 3648
  • E-mail: [email protected]

Área de Concentração
Bioprospecção e Biotecnologia em Saúde.

Perfil do Aluno

O Programa de Mestrado em Biotecnologia tem como objetivo geral formar pesquisadores e profissionais com uma sólida formação interdisciplinar, qualificados para o desenvolvimento de atividades de docência no magistério superior, pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico nas áreas de biologia e biotecnologia. O Mestre em Biotecnologia deverá ser capaz de propor e desenvolver pesquisas relacionadas a processos e produtos inovadores no campo da biotecnologia, com ênfase em Ciências da Saúde e Agrárias. Este profissional deverá possuir espírito crítico com capacidade para entender o valor da pesquisa científica, seus benefícios e aplicações em biotecnologia. Assim, ele poderá aplicar seus conhecimentos em institutos de pesquisa, universidades, laboratórios e empresas envolvidos em biotecnologia, bem como deverá conhecer os possíveis riscos, as normas de biossegurança e os conceitos morais e éticos relacionados com a Biotecnologia, em consonância com as potencialidades e a sustentabilidade de nossa biodiversidade.

Público-alvo

Médicos, Farmacêuticos, Biomédicos, Enfermeiros, Biólogos, Biotecnólogos, Químicos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Cirurgiões-Dentistas, Nutricionistas, Tecnólogos de Alimentos, Educadores Físicos, Engenheiros de Pesca, Engenheiros Ambientais, Agrônomos e áreas afins.

Linhas de Pesquisas

Linhas de Pesquisa Descrição
Biotecnologia de substâncias naturais Essa linha de pesquisa abrange os projetos que objetivam a extração e/ou determinação de compostos da flora e da fauna, com enfoque na microbiologia, parasitologia e cultivo celular.
Biotecnologia Aplicada à saúde humana e animal Essa linha de pesquisa abrange os projetos que objetivam a caracterização molecular e validação biológica de moléculas (DNA, RNA e proteínas) que promovam inovação tecnológica na saúde humana e animal.

Conselho de Pós-Graduação

Professores Permanentes do Curso. Clique aqui para conhecer o Corpo Docente Permanente.

Calendário de Atividades

Calendário Acadêmico 2019.1

Mestrado em Biotecnologia

Inscrições do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia 05 de novembro de 2018 a 21 de dezembro de 2018
Homologação das inscrições do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia

 

09 de janeiro de 2019
Prazo para recursos do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia 2 dias a partir da data de divulgação das inscrições homologadas
Prova teórica do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia

 

21 de janeiro de 2019
Prova de conhecimentos de inglês com artigos científicos do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia A partir de 23 de janeiro de 2019

 

Avaliação do Curriculum vitae e entrevista do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia A partir de 23 de janeiro de 2019

 

Resultado Preliminar do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia A partir de 25 de janeiro de 2019

 

Prazo para recurso do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia 2 dias a partir da divulgação do resultado
Resultado final do Processo Seletivo do Mestrado em Biotecnologia A partir de 30 de janeiro de 2019

 

Matrícula do Mestrado em Biotecnologia 11 a 15 de fevereiro de 2019

18 a 22 de fevereiro de 2019 (alunos especiais)

Início das aulas do Mestrado em Biotecnologia 07 de março 2019

 

II Workshop do Mestrado em Biotecnologia do INTA-UNINTA

 

25 a 26 de abril de 2019