Pesquisar
Close this search box.

Descrição

Estudos dos efeitos de substâncias naturais e bioativos e suas aplicações na saúde humana e animal. Essa área envolve, desde a extração de princípios ativos e identificação de sua natureza química, até a realização de estudos experimentais que visem a posterior utilização desses compostos na terapêutica humana e animal. A área abrange os projetos que propiciam a integração de diferentes áreas de conhecimento como Química, Bioquímica, Biologia Molecular, Microbiologia, Farmacologia e Toxicologia de substâncias naturais, com enfoque nas plantas medicinais utilizadas no Estado do Ceará.

Resumo

  • Nome: Biotecnologia
  • Código: 22021019001P2
  • Coordenador(a): JOÃO BATISTA CAJAZEIRAS
  • Área Básica: BIOTECNOLOGIA (90400003)
  • Área de Avaliação: BIOTECNOLOGIA
  • Modalidade: ACADÊMICO
  • Nota do curso de Mestrado: 3

Contato

  • Coordenação: Prof. Me. João Batista Cajazeiras
  • Fone: (88) 3112-3500 – Ramal: 3647 ou 3648
  • E-mail: [email protected]

 

Área de Concentração
Bioprospecção e Biotecnologia em Saúde.

Cronograma 2021.2

Perfil do Aluno

O Programa de Mestrado em Biotecnologia tem como objetivo geral formar pesquisadores e profissionais com uma sólida formação interdisciplinar, qualificados para o desenvolvimento de atividades de docência no magistério superior, pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico nas áreas de biologia e biotecnologia. O Mestre em Biotecnologia deverá ser capaz de propor e desenvolver pesquisas relacionadas a processos e produtos inovadores no campo da biotecnologia, com ênfase em Ciências da Saúde e Agrárias. Este profissional deverá possuir espírito crítico com capacidade para entender o valor da pesquisa científica, seus benefícios e aplicações em biotecnologia. Assim, ele poderá aplicar seus conhecimentos em institutos de pesquisa, universidades, laboratórios e empresas envolvidos em biotecnologia, bem como deverá conhecer os possíveis riscos, as normas de biossegurança e os conceitos morais e éticos relacionados com a Biotecnologia, em consonância com as potencialidades e a sustentabilidade de nossa biodiversidade.

Público Alvo

Médicos, Farmacêuticos, Biomédicos, Enfermeiros, Biólogos, Biotecnólogos, Químicos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Cirurgiões-Dentistas, Nutricionistas, Tecnólogos de Alimentos, Educadores Físicos, Engenheiros de Pesca, Engenheiros Ambientais, Agrônomos e áreas afins.

Linhas de Pesquisa Descrição
Biotecnologia de substâncias naturais Essa linha de pesquisa abrange os projetos que objetivam a extração e/ou determinação de compostos da flora e da fauna, com enfoque na microbiologia, parasitologia e cultivo celular.
Biotecnologia Aplicada à saúde humana e animal Essa linha de pesquisa abrange os projetos que objetivam a caracterização molecular e validação biológica de moléculas (DNA, RNA e proteínas) que promovam inovação tecnológica na saúde humana e animal.

Conselho de Pós-Graduação

Professores Permanentes do Curso. Clique aqui para conhecer o Corpo Docente Permanente.

Fechar
modal