Pesquisar
Close this search box.

Medicina Veterinária promove I Jornada de Produção Animal

Nos dias 2 e 3 de outubro, o Centro Universitário Inta (UNINTA) foi palco da I Jornada de Produção Animal, promovida pelo curso de Medicina Veterinária. A programação contou com palestras no auditório principal e minicursos na Fazenda Nova Esperança e também em laboratório.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas como manejo reprodutivo de vacas leiteiras, estratégias nutricionais indicadas para potencializar a reprodução de fêmeas suínas, nutrição materna e impacto na produção de ruminantes e adoção de sistemas silvipastoris visando a sustentabilidade da produção a pasto.

Já os minicursos, realizados na fazenda e em laboratório, tiveram como foco as noções básicas de protocolos de inseminação artificial, produção de queijo e iogurte e o manejo e adubação de pastagem.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. Carlos Henrique Sousa de Melo, “o objetivo da jornada de produção animal foi discutir os principais desafios da produção animal sustentável e reforçar a necessidade de profissionais preparados para atuar neste segmento. O evento ressaltou também a importância da atuação do médico veterinário na garantia do bem-estar animal”, explica.

O evento foi uma iniciativa dos professores responsáveis pelas disciplinas de produção animal. A partir da ideia, o corpo docente, o centro acadêmico do curso e outros estudantes criaram e executaram a programação.

Foram palestrantes na Jornada os professores Dr. Michael Nogueira de Medeiros, Dra. Ana Raquel Almeida Pinheiro, Dr. Clésio dos Santos Costa, Dra. Luciana Freitas Guedes e Dra. Jéssica Maria L. dos Santos.