Pesquisar
Close this search box.

Laços de família: Exposição fotográfica marca II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Na terça-feira, 29 de março, o Projeto Laços de Família, uma parceria entre o Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, promoveu uma Exposição Fotográfica, intitulada “Diferente é o Mundo que Pintamos”. O evento faz parte da programação da II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Com tema “Não Preciso do Seu Preconceito, Quero Seu Respeito”, a iniciativa do evento surgiu por meio da Organização ‘Mães Amigas’, um grupo formado por mães de pessoas autistas que tem como principal objetivo a luta por direitos, como forma a garantir a efetivação. Atualmente fazem parte cerca de 130 famílias.

O momento reuniu diversas famílias, atraindo um grande público para as apresentações culturais. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de realizarem consultas com serviços de questões jurídicas e a atendimentos estéticos, por meio do Projeto de Extensão da Liga Acadêmica Dermatofuncional (LADEF), do curso de Fisioterapia.

“Foi a primeira vez que participamos deste momento. Mobilizamos muitas pessoas e conseguimos nos aproximar com parceiros, para aproveitar os nossos serviços e colaborar com a comunidade”. Destacou a Coordenadora Administrativa do projeto Laços de Família, Prof. Me. Cláudia dos Santos Costa.

A programação se estenderá até o dia 02 de abril no município de Sobral, e traz uma programação bastante diversificada e com várias atrações.

Saiba mais sobre a Organização Mães Amigas
A organização foi criada mediante a uma negativa de direitos dessas crianças no âmbito da educação. Diante da situação, várias mães se uniram com um intuito de se fortalecer e cobrar o direito dos seus filhos, garantido em lei 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no seu Art.3, parágrafo único.

Sobre o Laços de Família
O projeto Laços de Família foi criado através da parceria do UNINTA com a Defensoria Pública do Estado do Ceará para atender a comunidade com serviços gratuitos no âmbito de questões jurídicas junto com o ensino e a pesquisa.

Podem procurar o projeto pessoas com demandas relacionadas ao Direito da Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular e que pelo menos uma das partes envolvidas resida em Sobral.

No primeiro momento é realizada uma escuta para identificar a demanda e quais providências deverão ser adotadas. A primeira mediação é marcada e um convite é feito para a outra parte envolvida. É oferecido, também, para ambas as partes, suporte psicológico e assistencial, caso desejem. Assim, com a assistência multidisciplinar que ampare todas as necessidades dos envolvidos, será feito o caminho para encontrar a melhor solução.