O Projeto Laços de Família, parceria entre o Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, registrou em 2018 um crescimento de 65% nos cadastros de famílias atendidas, em comparação ao ano anterior. A marca de 290 novos cadastros é a maior desde sua inauguração no ano de 2014. A iniciativa tem como objetivo a mediação e a conciliação de conflitos que envolvem a Vara de Família.
Para a Diretora do projeto, a Defensora Pública Dra. Emanuela Leite, é visível uma mudança na percepção dos assistidos quanto ao modo de resolução dos problemas através da mediação e conciliação. “As pessoas já estão percebendo que ganham muito mais quando constroem soluções em que os dois lados saem satisfeitos e com um resultado que elas mesmas escolheram.”
A parceria com a Defensoria Pública tem tratamento consensual e multidisciplinar dos conflitos. Outro diferencial, de acordo com a Dra. Emanuela Leite, é a agilidade, uma vez que os acordos feitos no Laços de Família são diretamente encaminhados para a homologação judicial. “Além de mais ágil, o resultado alcançado se mostra mais duradouro e efetivo. Portanto, ver as pessoas acreditando no seu potencial de diálogo e reservando ao Judiciário realmente as causas que não podem ser resolvidas pelos particulares é uma das maiores conquistas que tiramos desses quase 5 anos de atividades.”
Responsabilidade Social
Os resultados passaram então a ser difundidos na sociedade através dos assistidos que, ao visualizarem os bons resultados, indicavam os serviços para outras pessoas que precisavam de ajuda. A equipe de mediadores do projeto, de acordo com a Diretoria, também contribuiu para que o trabalho fosse ampliado.
A Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Regina Aguiar, explica a relação do UNINTA com o projeto. “Quando aceitamos o desafio de fazer essa parceria com a Defensoria Pública do Estado, tínhamos a ideia de um projeto pequeno, porém vimos a necessidade da população de ter acesso ao serviço. Muitas vezes, uma espera que pode durar anos é resolvida no Laços de Família com mais agilidade.
Ainda de acordo com a Professora Regina Aguiar, “dentro de uma instituição, é preciso trabalhar o ensino, a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social. O projeto, através da extensão, oferece campo de estágio para nossos estudantes e traz um enorme retorno para a sociedade através da responsabilidade social.”
Como Funciona o Laços de Família
Podem procurar o projeto pessoas com demandas relacionadas ao Direito da Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular e que pelo menos uma das partes envolvidas resida em Sobral.
No primeiro momento é realizada uma escuta para identificar a demanda e quais providências deverão ser adotadas. A primeira mediação é marcada e um convite é feito para a outra parte envolvida. É oferecido também, para ambas as partes, suporte psicológico e assistencial, caso desejem. Assim, com a assistência multidisciplinar que ampare todas as necessidades dos envolvidos, será feito o caminho para encontrar a melhor solução.