Jornada de Fisioterapia 2024 no UNINTA: Avanços e Inovações na Prática

O Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu, nos dias 9 e 10 de outubro, a Jornada de Fisioterapia 2024, com o tema central “Avanços Integrados na Fisioterapia: Da Prescrição à Inovação”. O evento ofereceu uma rica programação, que incluiu palestras, minicursos, apresentações culturais, sorteio de brindes e a participação de convidados especiais. As atividades ocorreram em salas de aula, laboratórios e no Auditório Oscar Spíndola Rodrigues.

No primeiro dia, a programação contou com uma série de minicursos no período da tarde, com diversos temas, como anatomia artística, estética e rejuvenescimento facial, pós-operatório de cirurgias plásticas, neuroproteção em UTI neonatal e pediátrica, e lesões degenerativas, entre outros.

À noite, os acadêmicos assistiram a Conferência Magna, que contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito-6), Dr. Jacques Eanes Esmeraldo Melo, além de autoridades acadêmicas do UNINTA e representantes do colegiado do curso. Em sua fala, o presidente enfatizou a importância da contínua qualificação profissional no mercado de trabalho. Em seguida, a conferencista Dra. Ana Irene Medeiros falou sobre os desafios enfrentados pelos fisioterapeutas intensivistas.

No segundo dia de evento, os estudantes participaram de uma série de palestras sobre temas atuais e relevantes para a formação acadêmica. Os principais assuntos abordados foram a Funcionalidade na Fisioterapia; Protetização e Reabilitação de Pessoas Amputadas e Pós-operatório de Cirurgias Ortognáticas.

O evento foi encerrado com a premiação de trabalhos científicos. A acadêmica Ana Luíza de Sousa conquistou o 1º lugar com o tema “A importância da terapia do espelho no tratamento da dor, recuperação motora e reabilitação de pacientes amputados: evidências e aplicações clínicas”, orientada pelo docente Marcelo Alves Braga. O 2º lugar foi atribuído ao aluno Luís Fernando Torres, com o trabalho “Anatomia virtual: transformando o ensino de Fisioterapia por meio da realidade imersiva”, sob a orientação do professor Benedito Viana Rodrigues. O 3º lugar ficou com Luana Gomes Alves, com o trabalho “Impacto da realidade virtual na reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas: uma revisão literária”, também orientado pelo professor Marcelo Alves Braga.