IX Semana do Direito debateu os avanços e desafios dos direitos da mulher

No período de 20 a 24 de maio, foi realizada a 9ª Semana do Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA). O evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e teve como tema central “Direitos da mulher: Diálogos sobre liberdades e justiça social”. Ao longo dos quatro dias, foram oferecidas palestras, capacitações, minicursos, entre outras atividades, com participação de renomados juristas e autoridades do ramo.

No primeiro dia de evento, a palestrante Dra. Gilsilene Passon Picoretti Francischetto abordou o tema “Justiça Social por meio da igualdade salarial entre homens e mulheres: os desafios da Lei 14.611/2023”. No dia seguinte, pela manhã, a defensora pública do Estado do Ceará, Dra. Ana Thalita Siqueira Nóbrega, falou sobre a atuação da Defensoria Pública no contexto da violência doméstica. À noite, a Dra. Katarina Brazil abordou o tema “Direitos das mulheres: a importância de uma atuação com perspectiva de gênero”.

Já no terceiro dia, o evento contou com a presença do Dr. Francisco Janailson Pereira Ludugero, juiz titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Sobral, do promotor de justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Sobral, Dr. Rodrigo Calzavara de Queiroz Ribeiro, da escrivã de Polícia Civil da Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, Dra. Alyne Cardoso Aragão Dourado, e da Dra. Bruna Monik Feitosa Parente, advogada familiarista. As autoridades abordaram o tema principal da Semana do Direito dentro de suas respectivas áreas de atuação.

Segundo o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto, esse é um assunto com grande relevância social e que precisa ser abordado. “Essa temática é  importante para alertar os alunos sobre a responsabilidade que nós, enquanto juristas, possuímos, não só de repreender esses abusos que acontecem diariamente, mas também de prevenir e conscientizar a população”, disse.

Para a Profa. Me. Alana Mesquita, essa oportunidade irá colaborar para a conscientização  tanto da comunidade acadêmica quanto da população. “As mulheres estão em uma posição de vulnerabilidade e precisam ter os seus direitos constantemente reafirmados. E o curso de Direito do UNINTA tem essa função social de levar à comunidade acadêmica e à sociedade a importância sobre tais direitos”, ressaltou.

Finalizando a sequência de palestras, no quarto dia, o enfermeiro obstetra, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Rodrigues Ferreira Júnior, abordou o tema violência obstétrica. O evento foi encerrado na manhã desta sexta-feira (24) com apresentações dos relatos de monitoria e do grupo de extensão Atipicamente Respeitados.