Pesquisar
Close this search box.

IRA: Saiba a importância do Índice de Rendimento Acadêmico

Importante métrica de acompanhamento do desempenho durante a formação, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é construído pelo estudante durante todo o curso e é também decisivo para muitos processos de seleção internos que contribuem para o bom currículo do profissional.

A seguir, o aluno poderá conhecer a importância do IRA e entender como é realizado o cálculo da nota.

O que é?

O IRA é calculado através do sistema acadêmico do UNINTA e gera um valor resultante da combinação de inúmeras variáveis que, às vezes, o estudante desconhece e não leva em consideração na hora dos estudos.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) é a responsável por acompanhar as notas do índice. De acordo com o Pró-Reitor Prof. Dr. Rômulo Aguiar, estas variáveis são, além das médias das disciplinas cursadas, as disciplinas que sofreram trancamentos, as cargas horárias daquelas que foram cursadas e trancadas e o período da matriz curricular em que o acadêmico cursou.

Pra que serve?

O Prof. Dr. Rômulo Aguiar explica que os estudantes devem ficar atentos ao índice, tanto para utilizá-lo como métrica de seu desempenho no curso, quanto para usufruir dos benefícios de ter uma nota alta em diversas oportunidades. “É um fator utilizado como critério de desempate em várias situações acadêmicas, também como indicador dos estudantes que serão agraciados com bolsas de estudo integrais em cursos de Pós-Graduação Lato sensu da IES e, até mesmo, como fator limitador a uma classificação em processos seletivos internos”, ressalta ele.

Como ter um bom índice?

Para manter uma boa nota, algumas dicas são essenciais. Devem ser evitadas as reprovações e os trancamentos das disciplinas e, se for necessário trancar, fazê-lo no período indicado. Deve-se, ainda, manter boas notas, seguir a matriz curricular na ordem correta e evitar faltar às aulas. Como consequência de todas essas precauções, o aluno terminará o curso no tempo previsto e logo começará a exercer sua profissão.

Veja abaixo a fórmula para o cálculo do IRA:

IRA = 1 – 0,5T x ΣiPi x Ci x Ni x 1000
C ΣiPi x Ci
Em que:
T = somatório de carga horária das disciplinas trancadas;
C = somatório de carga horária das disciplinas cursadas ou trancadas;
Ni = nota final da disciplina “i”;
Ci = carga horária da disciplina “i”;
Pi = período em que a disciplina “i” foi cursada.

As informações sobre o cálculo do IRA estão disponíveis na “Área do Aluno”, clicando em “Links Importantes”, “Arquivos Úteis ao Aluno”.