No dia 29 de novembro a Pró-Reitoria de Carreiras da Saúde (PROCARES), através da Inovação Pedagógica, realizou oficinas de estudos sobre o processo de execução do método de ensino da “Sala de Aula Invertida”, nos turnos da manhã e tarde.
Participaram da atividade os coordenadores e professores dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
A gestora da Inovação Pedagógica, Profa. Me. Francirene Tomaz, iniciou a avaliação do processo de ensino e aprendizagem desenvolvida no semestre, onde cada curso abordou a dimensão da satisfação, das necessidades, das expectativas e das sugestões de melhorias da coordenação, dos professores e dos alunos.
A Pró-Reitora de Carreiras da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves, destacou a importância da atividade. “Essa nova dinâmica de ensino otimiza o contexto acadêmico, estabelecendo o espaço de construção colaborativa do conhecimento em que os estudantes e os professores interagem para ampliar a aprendizagem. Atualmente, as tecnologias são adotadas como recursos didáticos importantes na prática de ensinar e aprender”, colocou.
De acordo com a organização, foram desenvolvidos estudos e debates através de textos, slides e vídeo contemplando o funcionamento, os benefícios e as etapas de implementação da Sala de Aula Invertida, fazendo integração com as metodologias ativas de aprendizagem. Os cursos sugeriram propostas pedagógicas para inverter a sala de aula elaborando e apresentando o plano de aula.