IFMSA Brazil UNINTA: Primeira intercambista Internacional realiza visita na instituição

O Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu nos dias 3 e 4 deste mês a primeira intercambista internacional do programa de mobilidade estudantil promovido pela IFMSA BRAZIL UNINTA. Mariam Zouari, estudante de Medicina vinda da Tunísia, teve a oportunidade de conhecer a estrutura da instituição, interagir com professores do curso e entender como funciona o sistema de saúde do país.

A IFMSA (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina) tem como principal objetivo unir estudantes de medicina ao redor do mundo, incentivando o interesse pela pesquisa e divulgação científica, além de promover uma educação médica mais humanizada. Dentro da IFMSA BRAZIL, existe o programa de mobilidade estudantil que facilita intercâmbios e estágios em uma variedade de hospitais e universidades, tanto nacional quanto internacionalmente.

Desde 2018, o comitê local IFMSA BRAZIL UNINTA, liderado pela Profa. Dra. Danielle Rocha do Val, tem se destacado na promoção de atividades diversificadas. “Em 2022, a instituição conquistou sua plenitude dentro do programa, tornando-se apta para promover intercâmbio estudantil bilateral, enviando e recebendo acadêmicos de medicina para estágios tutorados nas áreas de clínico-cirúrgico, pesquisa, entre outras vivências no eixo de saúde pública”, destacou a professora.

Este avanço não apenas fortalece os laços acadêmicos internacionais, mas também enriquece a formação dos estudantes, proporcionando experiências valiosas e contribuindo para o desenvolvimento contínuo da educação médica no UNINTA. Atualmente, o comitê local é composto por 53 estudantes do curso de Medicina de diversos semestres, sob a presidência da acadêmica do sétimo período, Maria Eduarda Sampaio Brasileiro.

E a segunda intercambista, Maria Heloise Rosendo Sampaio, da IESVAP – Parnaíba (PI), que será a primeira representante do território nacional, já tem visita marcada para conhecer a instituição. Além de receber estudantes de outras IES, o UNINTA também enviou duas alunas, Sabrina Maria Araújo de Sousa Lopes e Loiane Loah Martins Pinto, para realizarem neste mês um estágio clínico-cirúrgico em São Paulo.