Desde a sua fundação, o Centro Universitário Inta (UNINTA) adotou como missão promover a educação superior de qualidade ao mesmo tempo em que forma cidadãos capazes de transformar a realidade social, e foi seguindo esse princípio que se juntou à luta contra a Covid-19. Por sua ajuda, a instituição recebeu agradecimentos de hospitais e secretarias de saúde.
Foram realizadas doações de materiais como máscaras e luvas à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, ao Hospital Regional Norte, ao Instituto Práxis, ao Hospital São Camilo de Itapipoca e para as Secretarias de Saúde de Meruoca, Itapipoca e Tianguá. O UNINTA também cedeu à Prefeitura de Sobral suportes de soro, macas, camas, estetoscópios, aparelhos de glicemia, mesas e tendas para serem utilizadas no atendimento às vítimas da pandemia na cidade.
Os estudantes que continuam seus estágios não obrigatórios na atenção básica de saúde e os que estão em período de residência também receberam equipamentos de proteção individual (EPI) e o apoio da instituição no exercício de suas atividades.
Como agradecimento, o Diretor Geral da Santa Casa, Dr. Klebson Carvalho Soares, o Diretor Geral do Hospital Regional, Dr. Daniel Hardy Melo e a Secretaria de Saúde de Meruoca escreveram ao UNINTA reforçando a importância do apoio neste momento delicado.
A Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do UNINTA, Profa. Dra. Michelle Alves, ressaltou a preocupação da instituição com a saúde da sociedade e a necessidade da parceria como forma poderosa de alcançar o objetivo de todos, combater a Covid-19.
“Nesse momento em que nós temos muitas palavras de ordem como ‘ficar em casa’ e ‘valorização da vida’, uma das coisas mais importantes que nós temos realizado no Centro Universitário Inta é a responsabilidade com o outro e o compromisso com a comunidade. Estamos vivendo dias difíceis e desafiantes. O UNINTA se coloca à disposição dos seus parceiros para que essa pandemia seja combatida com aquilo que nós temos de melhor, que são os EPIs, a consciência das nossas práticas de higiene e da necessidade do isolamento social”, falou a Diretora.