GRUPO DE PESQUISA EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE DO UNINTA ITAPIPOCA VISITA LABORATÓRIOS DO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA EM SOBRAL

O Grupo de Pesquisa em Biotecnologia e Saúde do UNINTA, Campus Itapipoca, liderado pelo docente do curso de Fisioterapia, Prof. Dr. Glauber Cruz Lima, realizou uma visita técnica aos laboratórios de prática e pesquisa do Mestrado em Biotecnologia do Centro Universitário Inta (UNINTA), Campus Sobral. Essa iniciativa, além de enriquecer o conhecimento, teve como objetivo estimular a pesquisa e promover o aperfeiçoamento profissional dos acadêmicos e egressos do Curso de Fisioterapia.

A visita contemplou diversos aspectos cruciais para a compreensão e prática da Biotecnologia, oferecendo um panorama amplo e prático para os participantes. Durante o percurso, foram realizadas atividades específicas, tais como: exploração da farmácia escola, com prática voltada à extração de óleo essencial de citronela, permitindo aos presentes vivenciar e compreender na prática os processos bioquímicos envolvidos; visita ao Nubem (Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada), proporcionando um mergulho nos avanços e inovações tecnológicas na área da Biotecnologia, promovendo a interação e discussão sobre métodos e pesquisas em andamento; tour pelo biotério em companhia do Prof. Me. Romilson Silva, proporcionando uma visão aprofundada sobre os cuidados e procedimentos em relação ao manejo de organismos vivos para fins de pesquisa científica. Um momento enriquecedor de esclarecimento de dúvidas foi realizado com o coordenador do mestrado em Biotecnologia, Prof. Dr. João Batista Cajazeiras, propiciando uma oportunidade única para troca de conhecimentos e orientações com um experiente profissional da área.

A participação dos acadêmicos e egressos do Curso de Fisioterapia nessa visita técnica foi crucial para estimular o interesse pela pesquisa e pela continuidade dos estudos em Biotecnologia. Essa imersão prática reforça a importância da interdisciplinaridade e do aprimoramento contínuo, contribuindo significativamente para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.