À Prova de Fogo: Gastronomia do UNINTA realiza 2ª edição da competição culinária

Na última quarta-feira (19), o curso de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu mais uma edição do seu reality show de culinária, o “À Prova de Fogo”. O evento ocorreu no Laboratório de Gastronomia, localizado no Bloco C. Nesta segunda edição, 12 estudantes do curso competiram, acompanhados por convidados ilustres que compuseram o painel de jurados.

O evento iniciou com a fala do coordenador do curso de Gastronomia, Prof. Me. Sávio Sampaio, que cumprimentou os convidados, participantes e a plateia presente. Em seguida, os participantes receberam uma panela lacrada, contendo o elemento surpresa, e foi anunciado o desafio da noite: criar canapés com a adição obrigatória de ampolas saborizantes.

Os competidores foram divididos em seis duplas: Keyt Fernandes e Vinicius Ariel; Aline Avelino e Rosiane Oliveira; Michel Mesquita e Jair Marques; Márcia Cristina e Raphael Flores; Davilo Portela e Pedro Erick; e Vitória Vasconcelos e Luiz Torquato. Enquanto os participantes preparavam seus pratos, a Chef Louise Torres realizou uma aula-show, preparando um prato regional: pirão de queijos nordestinos e carne de sol na manteiga da terra, acompanhados de cebola roxa e crispy de alho poró, com degustação oferecida aos convidados.

A mesa de jurados foi composta pelos docentes do curso de Gastronomia do UNINTA, Chef Karliano Pereira e Chef Louise Torres, a egressa da Gastronomia do UNINTA e campeã da 1ª edição do À Prova de Fogo, Mykaele Portela, a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Profa. Me. Eliza Angélica Spíndola Rodrigues Ponte, e o radialista do Sistema Paraíso de comunicação, Ridyele Oliveira. Os Professores Chef Élcio Nagano, Chef Elba Cunha, Prof. Sommelier Carlos Artur, e a coordenadora de Relações Institucionais, Flávia Vasconcelos, também marcaram presença no evento.

A dupla vencedora da noite foi Luiz Torquato e Vitória Vasconcelos, com o Canapé de tartar de filé mignon, acompanhado de uma ampola com molho de mostarda e mel. Todos os participantes receberam certificados de participação e um presente da Instituição e a dupla vencedora levou o troféu e uma premiação no valor de 500 reais.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Sávio Sampaio, o principal objetivo dessa ação é trazer os acadêmicos para a prática profissional e estimular a criatividade. “O nosso intuito é trazer a realidade dos Reality Shows que assistimos nas emissoras de TV para dentro da Universidade, para que nossos alunos tenham a oportunidade de colocar em prática sua criatividade e, acima de tudo, lidar com a pressão da profissão “, ressaltou.