Pesquisar
Close this search box.

Farmácia: descoberta de farmacêuticas antecipa esquema vacinal da Covid-19 no país

No avançado campo da pesquisa científica, profissionais da farmácia se destacaram, recentemente, como peças fundamentais no esquema vacinal brasileiro. As farmacêuticas Dra. Shirlene Telmos Silva de Lima e Dra. Vânia Angélica Feitosa Viana identificaram novas subvariantes do vírus Covid-19 no país, o que resultou na antecipação da segunda dose de reforço da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde. A antecipação da vacina é válida para idosos e pessoas com comorbidades acima de 12 anos que receberam a última dose há mais de seis meses.

As subvariantes em questão, JN.1 e BA.2.86.1, já circulam em outros países, mas é a primeira vez que são identificadas em território brasileiro. A identificação veio a partir do resultado de um sequenciamento genético realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN/CE). De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as novas subvariantes em circulação podem ser as responsáveis pelo aumento de casos da doença no estado.

A descoberta reforça a importância do profissional farmacêutico e como ele desempenha um papel fundamental no campo da saúde, abrangendo diversas áreas que vão além do trabalho em drogarias. 

Para a Prof. Me. Olindina Melo, coordenadora do curso de Farmácia do UNINTA,  a junção de uma matriz curricular de excelência e o compromisso de uma formação ética e responsável resulta no profissional ideal para o mercado de trabalho atual.

“Nossa grade curricular estuda disciplinas relacionadas à microbiologia básica e clínica, biotecnologia farmacêutica, química medicinal, farmacologia, farmácia clínica, pesquisa clínica e demais disciplinas que possibilitam a formação acadêmica na pesquisa de novas bactérias, fungos e vírus, assim como de novos medicamentos e vacinas, tudo isso aliado ao respeito aos eixos de cuidado em saúde, inovação e tecnologia em saúde e gestão em saúde, possibilitando a atuação em mais de 70 áreas e em 138 especialidades. Sem dúvidas, o nosso curso tem infraestrutura de sobra para formar profissionais de excelência para o mercado”, ressaltou.

Deixe um comentário

Fechar
modal