Entre os dias 27 e 30 de abril, 15 estudantes do Mestrado Interinstitucional “Gestão em Saúde Coletiva” do Centro Universitário Inta (UNINTA), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), qualificaram suas dissertações para a banca examinadora através de uma plataforma online.
A ideia das apresentações online foi tomada pela coordenação do mestrado, uma vez que as aulas presenciais estão suspensas. Após a qualificação e os ajustes propostos pelos examinadores, os estudantes devem concluir os dados da pesquisa, escrever a dissertação final e os artigos científicos. A previsão é que no mês de agosto eles recebam o grau de Mestre em Gestão em Saúde Coletiva.
De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Chrislene Carvalho, “o Minter em Gestão em Saúde Coletiva é interdisciplinar. A turma UNINTA tem professores médicos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e médicos veterinários.”
Ela ainda ressalta que o sucesso do curso na instituição é a soma de vários esforços dos docentes e do Reitor, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior. “Receber o Minter Unicamp é uma experiência que temos a agradecer ao Colegiado do Programa, em especial ao Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira e Profa. Dra. Luciane Miranda, pois possibilitaram que os desafios fossem vencidos e nossos professores pudessem receber formação de alta qualidade. As professoras Dra. Cyntia Monteiro e Dra. Roberta Lomonte acompanharam os trabalhos aqui, bem como a Profa. Me. Bruna Verna foi apoio de co-orientação.”
O Mestrado
O programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) é celebrado entre o Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Identifica-se como elo entre o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias na academia e sua aplicação prática em serviços públicos.
O curso visa a formação de um profissional habilitado em desempenhar funções de ensino, pesquisa e extensão, com prática voltada à ação comunitária, e com destacada capacidade para analisar, planejar ações, executar e avaliar programas, qualificando, assim, a gestão dos serviços e sistemas de saúde.