Estudantes do curso de Medicina UNINTA Campus Itapipoca visitaram Laboratório Integrado de Biomoléculas, em Fortaleza

Durante os dias 16 a 20 de agosto, uma turma de acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), campus Itapipoca, realizou uma visita ao Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici, em Fortaleza. A interação entre as instituições de ensino buscou incentivar o conhecimento e interesse dos acadêmicos na área da pesquisa científica.

O laboratório, que realiza pesquisas básicas nas áreas de bioquímica e imunologia, recebe estudantes de diversas instituições do estado do Ceará. Com projetos de pesquisa e extensão, os acadêmicos podem compartilhar ricas experiências e obter conhecimentos focados na resolução de problemas médicos.

Na oportunidade, os alunos do 1º semestre que já possuem forte interesse na área de pesquisa estiveram nos setores de microbiologia e cultivo de células humanas. Um dos processos que puderam executar foi a prospecção de novas biomoléculas para uso em antibióticos, onde, após treinamento prévio para o manuseio dos materiais, puderam realizar protocolos laboratoriais para a atividade antimicrobiana.

O docente responsável pela visita, Prof. Dr. Edson Teixeira, também coordenador do LIBS, ressaltou a importância da atividade para a formação dos futuros profissionais. “Foi uma oportunidade para que eles percebessem não só na teoria, mas na prática, como a pesquisa científica básica se desenvolve em busca de novos agentes terapêuticos”, comentou.