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Docente do UNINTA tem trabalho aprovado em Congresso Internacional na Colômbia

O trabalho desenvolvido pelo Me. Jânder Magalhães, docente do Centro Universitário Inta (UNINTA), foi aceito no VIII Congresso Internacional sobre Inovação e Competências em Educação (COINCOM 2019). Apenas dois brasileiros tiveram a aprovação da comissão científica do evento. O congresso acontecerá na cidade de Cartagena, na Colômbia, nos dias 19 a 21 de junho.

Com o tema “Uso da Gamificação Multimodal como estratégia pedagógica no ensino universitário”, ou ainda em espanhol, “Uso Gamifiación Multimodal como estrategia pedagógica en la enseñanza universitaria”, o trabalho é fruto de uma experiência desenvolvida pelo docente no semestre 2018.2, na disciplina de Embriologia, voltada para acadêmicos do cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do UNINTA.

O trabalho conta com a co-autoria da Profa. Dra. Michele Alves, Diretora do Centro de Carreiras da Saúde, e do Prof. Me. Meykel Gomes, Coordenador do curso de Enfermagem, que colaboraram no processo crítico e criativo, bem como um fundamental apoio para concretização do projeto. E resultou ainda na I Mostra de Gamificação no Ensino Superior, ocorrida em dezembro de 2018, com a participação de estudantes.

De acordo com o Prof. Jânder, o conceito de gamificação na área da educação universitária ainda é algo recente e possui características peculiares. “A gamificação se constitui na utilização de elementos de jogos com a finalidade de motivar o aprendizado, e o conceito de multimodalidade se traduz no uso das diversas modalidades operativas dos games, desde jogos tradicionais às modernas plataformas virtuais disponíveis na web. Na verdade, o que mais impressiona neste tipo de metodologia é a participação e integração do aluno com o tema, e o clima de competitividade é extremamente motivador, cabendo a nós, docentes, conduzir de forma positiva este processo.”

O congresso, que este ano traz o tema “Modelos Educativos e inovação”, reunirá experiências inovadoras na área da educação de diversos países e busca identificar inovações no campo da educação universitária mediante apresentação de vivências significativas que facilitem a criatividade, modernização e desenvolvimento de modelos formativos que possam ser replicados, em um sociedade globalizada.