Dra. Cyntia Monteiro

Docente do curso de Educação Física do UNINTA teve artigo aceito para publicação em revista internacional

A professora Dra. Cyntia Monteiro, docente do curso de Educação Física do Centro Universitário INTA, teve seu artigo “Taking innovative vector control interventions in urban Latin America to scale: lessons learnt from multi-country implementation research” aceito para publicação no periódico Pathogens and Global Health.

A publicação é um recorte de sua tese de doutorado e trata de descrever os principais desafios de uma intervenção transdisciplinar tomando como exemplo experiências para alcançar melhorias na prevenção de arboviroses como Zika, Dengue e Chikungunya. Acredita-se na importância do rompimento de barreiras entre atores acadêmicos e tomadores de decisões para atingir bons resultados sanitários. Em contrapartida, o artigo ilustra uma série de obstáculos para a implementação de bons resultados científicos em larga escala por parte dos atores políticos.

O artigo é fruto da colaboração de pesquisadores de diferentes universidades e centros de estudo como a Fundação Santa Fé de Bogotá (Colômbia), a Universidade Estadual do Ceará (Brasil), a Universidade da República (Uruguai), a Universidade Autônoma de Yucatán (México), a Organização Pan-Americana da Saúde, a Organização Mundial da Saúde e a Universidade de Friburgo (Alemanha).