O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoverá, no dia 30 de outubro, a I Mostra Cultural, que terá como tema “Identidades Brasileiras: raízes, cultura e gênero”, no espaço ao lado da livraria Nobel. A amostra é resultado dos trabalhos dos acadêmicos do 4º semestre, referente às disciplinas de Educação e Diversidade Étnico Cultural e Pedagogia da Diversidade, ministrada pelos professores, Harley Gomes e Nice Bonnet.
Segundo os organizadores, “o evento pretende abordar a valorização e compreensão da beleza e diversidade cultural do nosso país, com foco na cultura afro-brasileira, indígena e gênero. Na ocasião teremos mesas temáticas e apresentações culturais que irão abordar a temática. Esta atividade se institui como prática pedagógica importante para a disseminação e reflexão da cultura afro-brasileira, africana, indígena e, sobretudo, as questões de gênero, através de atividades que resgatam as raízes, a cultura e a identidade que constituem a sociedade brasileira.”
Ainda segundo a organização, “a valorização da cultura afro-brasileira e indígena tem sido enfocada nos dias de hoje, como por exemplo, a lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003 e lei 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Entretanto, não raro, ela encontra-se distante do ambiente escolar, pois é negligenciada pelos professores, ou, ignorada e tal comportamento passou a ser um dos obstáculos pedagógicos, interferindo no ensino-aprendizagem. Ademais, muitos profissionais desconhecem ou têm receio de trabalhar estes conteúdos, por não estarem preparados para entrar no âmbito das discussões políticas, de preconceito social, racial e religioso, bem como, serem também fruto de um processo pedagógico que também os alijou desses conhecimentos.”