A ação “Prevenção e Conscientização do Câncer de Boca”, uma atividade do grupo de extensão inserida dentro do cronograma do módulo de Processos Patológicos II, do curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca, buscou levar informações e conhecimentos pertinentes sobre os perigos do câncer de boca, enfatizando suas causas e consequências, através do diálogo, exposição de banners, folders informativos e ilustrativos, além de atividades lúdicas englobando o assunto. A ação foi desenvolvida com grupos de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cruzeiro/Maranhão, na cidade de Itapipoca, nos dias 05 e 06 de junho, e foi supervisionada pelo Prof. Guilherme Costa.
O câncer de boca é uma neoplasia maligna que pode afetar a cavidade bucal. As localizações anatômicas mais afetadas são língua, assoalho de boca e lábio inferior. O tipo histológico mais frequente é o carcinoma de células escamosas (CCE), que corresponde à faixa de 90 a 95% de todas as malignidades orais. Esse tumor predomina no sexo masculino, sendo que a grande maioria dos casos ocorre entre 50 e 70 anos de idade, havendo uma prevalência maior em indivíduos leucodermas.
É importante ressaltar que as condições sociais muitas vezes são negligenciadas na cadeia causal do câncer de boca. No entanto, essas condições devem ser consideradas como determinantes distais no processo saúde-doença, enquanto fatores comportamentais são considerados proximais. Essa abordagem mais abrangente permite uma análise mais coerente da implicação de diferentes variáveis dentro de um modelo causal para o câncer de boca.
A ação promovida pelo curso de Odontologia do UNINTA Campus Itapipoca foi de extrema relevância para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de boca e enfatizar a importância da prevenção. A disseminação de informações e o engajamento da comunidade são essenciais para combater essa doença e garantir uma saúde bucal adequada para todos.
Colaborou com este texto: Prof. Guilherme Costa.