CURSO DE ODONTOLOGIA INAUGURA LABORATÓRIO PRÉ-CLÍNICO PARA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

O curso de Odontologia do UNINTA Itapipoca inaugurou, neste semestre, o Laboratório Pré-Clínico. Equipado com 50 bancadas individuais, uma para cada aluno, o espaço conta com miniequipos e simuladores de última geração. Esses simuladores capacitam os estudantes a adquirirem habilidades práticas antes de atuarem diretamente com os pacientes. O espaço também abriga o Laboratório de Prótese Dentária e o Laboratório de Imaginologia, equipado com dois aparelhos de Raio X.

No Laboratório, são ministradas aulas de diversas disciplinas, como Dentística, Periodontia, Materiais Dentários, Endodontia, Prótese, Imaginologia 1 e 2, Introdução à Clínica e Cariologia. Destinado a atender às demandas de aulas práticas a partir do 4º semestre, o espaço já está em pleno funcionamento.

Aula Prática de Periodontia

Recentemente, houve uma aula prática de Periodontia no dia 3 de novembro, ministrada pela professora Brenda Matsunaga. Durante a sessão laboratorial de raspagem e alisamento radicular, os estudantes mergulharam em uma experiência prática fundamental para o desenvolvimento de habilidades clínicas. Utilizando manequins que reproduzem fielmente a anatomia bucal, os futuros dentistas aprimoraram técnicas precisas para a remoção de tártaro e placa bacteriana das superfícies radiculares.

Essa simulação proporciona um ambiente controlado, permitindo aos alunos praticarem manobras específicas, como o uso adequado de curetas e sondas periodontais. Além disso, a prática enfatiza a importância do alisamento radicular na promoção da saúde periodontal, visando prevenir ou tratar doenças gengivais.Ao realizarem esses procedimentos nos manequins, os estudantes desenvolvem destreza manual, aprimoram a sensibilidade tátil e ganham confiança na execução das técnicas. Essa experiência laboratorial contribui significativamente para a formação clínica, preparando os futuros odontologistas para enfrentar desafios no ambiente profissional com habilidade e precisão.