Curso de Nutrição do UNINTA promove capacitação para estabelecimentos que comercializam refeições no entorno da instituição

O Curso de Nutrição do Centro Universitário Inta (UNINTA) deu início, neste mês de maio,  à II Capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, uma ação voltada para os estabelecimentos que produzem e comercializam refeições no entorno da instituição. A iniciativa é parte do projeto de extensão da disciplina de Gestão em Serviços de Alimentação II, do 6º semestre.

De acordo com a professora Me. Sandra de Oliveira, responsável pelo projeto, a capacitação tem como principal objetivo garantir a segurança e a qualidade dos alimentos desde a produção até o consumo final. “Isso envolve ensinar aos manipuladores de alimentos uma série de procedimentos e práticas que visam prevenir a contaminação, reduzir riscos de doenças transmitidas por alimentos e assegurar que estes sejam servidos e vendidos de forma segura para o consumo”, explicou.

As aulas são planejadas e ministradas pelos próprios alunos da disciplina de Gestão em Serviços de Alimentação II, com a supervisão da docente responsável. Desta forma, além da premissa de responsabilidade social que norteia o projeto, os acadêmicos têm uma oportunidade ímpar de aprendizado.

Os estabelecimentos foram visitados pela Profa. Sandra e convidados a participar da iniciativa de forma gratuita. Ao total, são 24h/aula, sendo 16h teóricas e 4h práticas, realizadas em salas de aulas e no laboratório da instituição.