Pesquisar
Close this search box.
Curso de Medicina promoveu uma campanha de conscientização sobre esclerose múltipla
Curso de Medicina promoveu uma campanha de conscientização sobre esclerose múltipla

Curso de Medicina promoveu uma campanha de conscientização sobre esclerose múltipla

A Liga de Neurociência de Sobral (LINCS) e o Grupo de Estudo de Doenças Raras do Curso de Medicina das Faculdades INTA realizaram, na última quinta-feira (01), uma campanha de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que acontece na última quarta-feira de maio de cada ano.

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e conscientizar a comunidade os estudantes foram orientados por professores do INTA, o neurologista Dr. Luís Edmundo e a neuropediatra Dra. Regina Porto e realizaram dois momentos. O primeiro contou com uma palestra, ministrada pelo Dr. Luís Edmundo, no auditório da FAMED-UFC, voltada para pacientes. Já o segundo momento aconteceu na praça São João, às 19:00 horas, onde os acadêmicos realizaram panfletagem e esclareceram para população várias dúvidas sobre a doença.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crônica, desmielinizante, de caráter autoimune que acomete o sistema nervoso central (SNC) em indivíduos com predisposição genética. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, que são geralmente jovens, em especial, mulheres de 20 a 40 anos.

A EM não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas a depender da região afetada, como fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular e deficiência visual. Seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desacelerar a progressão da doença.

Deixe um comentário