A Liga de Neurociência de Sobral (LINCS) e o Grupo de Estudo de Doenças Raras do Curso de Medicina das Faculdades INTA realizaram, na última quinta-feira (01), uma campanha de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que acontece na última quarta-feira de maio de cada ano.
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e conscientizar a comunidade os estudantes foram orientados por professores do INTA, o neurologista Dr. Luís Edmundo e a neuropediatra Dra. Regina Porto e realizaram dois momentos. O primeiro contou com uma palestra, ministrada pelo Dr. Luís Edmundo, no auditório da FAMED-UFC, voltada para pacientes. Já o segundo momento aconteceu na praça São João, às 19:00 horas, onde os acadêmicos realizaram panfletagem e esclareceram para população várias dúvidas sobre a doença.
A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crônica, desmielinizante, de caráter autoimune que acomete o sistema nervoso central (SNC) em indivíduos com predisposição genética. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, que são geralmente jovens, em especial, mulheres de 20 a 40 anos.
A EM não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas a depender da região afetada, como fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular e deficiência visual. Seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desacelerar a progressão da doença.