O curso de Jornalismo das Faculdades INTA lança, nesta segunda-feira (12), às 19 horas, as novas edições do jornal Coluna da Hora e da revista Correio Acadêmico. As publicações, ambas produzidas pela turma que ingressou no semestre 2015.1, são resultado final das disciplinas de Redação Jornalística II e Oficina de Redação e Produção Jornalística, ministradas pelos professores Adilson Nóbrega e Ana Cecília Soares.
Em sua segunda edição, o Coluna da Hora traz diferentes reportagens sobre a região Norte do Ceará, em áreas distintas como política, cidades, saúde economia, cultura, meio ambiente, educação, esporte. Já a Correio Acadêmico chega a seu terceiro número, retratando o universo de estudantes de ensino superior em Sobral e na região, com matérias sobre rotinas, desafios e hábitos deste público, além de ensaios fotográficos, colunas e artigos. Esta é a maior edição da trajetória da Correio Acadêmico, com 44 páginas.
Segundo o estudante Nildo Mello, a experiência do Coluna da Hora foi um dos momentos mais importantes de sua trajetória no curso. “Ainda não sentia firmeza se o Jornalismo era o que eu queria. Com o jornal, vivenciei as experiências da pesquisa, da entrevista, do trabalho em equipe”, ressaltou ele. Nildo também participou da Correio Acadêmico, na qual traçou um perfil de Dedé, ex-palhaço de circo que passou a vivenciar um momento de transformação com o ingresso na universidade.
“Traçar um perfil foi um desafio porque eu nunca tinha mergulhado na história de uma pessoa. Dedé chorou em vários momentos do seu relato. É importante saber que as pessoas acreditam em nossa profissão, que nos consideram relevantes, assim como nós também os consideramos”, afirmou Nildo.
A estudante Thaís Menezes, também integrante da turma 2015.1 do Jornalismo do INTA, afirmou que a produção das publicações foi valiosa para orientar seu futuro profissional. “Pudemos descobrir como abordar os personagens, crescer e treinar nossa escrita, sendo supervisionados por professores que são bons profissionais”, destacou ela. Thaís acompanhou também o processo de diagramação da Correio Acadêmico, que também considerou um bom aprendizado. “Tive conhecimento sobre composição de cores, elementos gráficos. Isso me engrandeceu muito como aluna”, disse ela.
Além do lançamento, os alunos do curso participarão de debate sobre “Personagens no Jornalismo: como contar histórias sobre as fontes”, conduzido pelos professores responsáveis pelas publicações. Para Adilson Nóbrega, o exercício de ouvir as fontes e traduzir, em reportagens, suas histórias, valores e visões de mundo é um dos maiores desafios para os profissionais em formação. “Um Jornalismo conduzido dessa forma pode contribuir bastante com a pluralidade e a informação ética e correta”, avalia ele.